Prefeitura de Ribeirão Preto abre inscrição para cursos de ensino a distância
A pré-matrícula deverá ser realizada a partir da próxima terça-feira, 26

Prefeitura de Ribeirão Preto abre inscrição para cursos de ensino a distância

São mais de mil vagas de cursos de ensino a distância para a qualificação do trabalhador para o mercado de trabalho

A Prefeitura de Ribeirão Preto disponibilizará cursos de qualificação profissional, na modalidade de ensino a distância do Pronatec Voluntário. As inscrições começam na próxima terça-feira, 26, e vão oferecer mais de mil vagas de capacitação.

A oportunidade é uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Serviços de Ribeirão Preto com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, e com o Governo Federal, pelo Ministério do Turismo e o Programa Pronatec Voluntário.

“As inscrições podem ser realizadas por todos os cidadãos maiores de 15 anos que querem participar e se qualificarem em cursos como produtor de cerveja, fotografia, recepcionista, editor de vídeo, entre outros diversos cursos”, diz Edmilson Domingues, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Serviços de Ribeirão Preto.

A pré-matrícula deverá ser realizada a partir da próxima terça, na sede da Secretaria, que fica na Rua Alvares Cabral, 322, das 9h às 17h. O candidato deve comparecer com seus documentos pessoais: RG, CPF e comprovante de endereço.

“Todos os cursos são gratuitos e importantes para o município, principalmente na qualificação da população, já que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente com relação à preparação dos funcionários. Além disso, muitos cursos incentivam o empreendedorismo e contribuem para o desenvolvimento de Ribeirão Preto”, disse Edmilson.

Pronatec

É uma iniciativa para ampliar a oferta gratuita de formação profissional. Por meio desse programa, são ofertados cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou qualificação profissional, para quem tem desde ensino fundamental incompleto até ensino médio completo, e cursos técnicos subsequentes, para quem já concluiu o ensino médio, nas modalidades presencial e a distância. A oferta é feita por instituições privadas de educação profissional e tecnológica, que se candidataram a ofertar os cursos de forma voluntária, ou seja, sem o recebimento de recursos por parte do MEC.

Confira os cursos disponíveis:

- Assistente de Recursos Humanos
- Assistente Administrativo
- Eletricista de Audiovisual
- Iluminador Cênico
- Editor de Vídeo
- Assistente de Planejamento, Programação e Controle de Produção
- Vendedor
- Assistente de Faturamento
- Produtor de Cerveja
- Sonoplasta
- Editor de Projeto Visual Gráfico
- Inspetor de Qualidade
- Recepcionista
- Promotor de Vendas
- Fotógrafo
- Operador de Câmera
- Ilustrador
- Língua Brasileira de Sinais (Libras) - Básico
- Agente de Gestão de Resíduos Sólidos
- Espanhol Básico
- Reciclador
- Auxiliar de Laboratório de Saneamento
- Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras)
- Inglês Básico
- Mensageiro
- Agente de Limpeza Urbana
- Operador de Aterro Sanitário de Resíduos Sólidos Urbanos
- Operador de Produção em Unidade de Tratamento de Resíduos
- Auxiliar de Fiscalização Ambiental
- Agente de Microcrédito
- Locutor, Apresentador e Animador


Foto: Pixabay

Compartilhar: