Prefeitura de Ribeirão Preto anuncia o fim das restrições de horário na cidade
Na coletiva desta sexta-feira, 10, também foi anunciado a volta às aulas na rede municipal a partir do dia 20 de setembro

Prefeitura de Ribeirão Preto anuncia o fim das restrições de horário na cidade

A partir desta sexta-feira, 10, comércio, restaurantes, bares e centros de eventos podem funcionar sem limite de horário; aglomerações seguem proibidas

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) anunciou o fim das restrições de horário no funcionamento de comércios, bares, restaurantes, centros de eventos e similares da cidade, e a volta às aulas na rede municipal de ensino, no dia 20 de setembro. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 10.

A partir desta sexta-feira, os estabelecimentos comerciais e de serviços de Ribeirão Preto podem funcionar com 100% da ocupação, conforme autorização prevista nos alvarás de funcionamento. O toque de recolher à meia-noite também foi revogado.

Apesar da flexibilização, a realização de atividades que provoquem aglomeração de pessoas segue proibida. Algumas regras foram mantidas, como o uso obrigatório de máscaras em todos os ambientes, fechados ou abertos, o distanciamento social de um metro para os atendimentos e atividades de modo geral, utilização do álcool em gel 70% nos estabelecimentos e manutenção da limpeza e higienização dos locais e equipamentos com acesso ao público. 

Também seguem proibidos os atendimentos e o consumo de bebidas e alimentos para clientes em pé, tanto em área interna quando externa dos estabelecimentos. A realização de eventos está permitida com o máximo de 300 pessoas. Segundo Nogueira, acima deste número, o responsável pelo evento deverá requerer, junto ao Departamento de Fiscalização Geral, uma autorização. 

Segundo a secretária municipal adjunta de Saúde, Jane Aparecida Cristina, apesar de já reconhecida a transmissão comunitária da variante Delta no município, os indicadores da pandemia em Ribeirão Preto seguem em queda.

Educação 

Também foi anunciado na coletiva desta sexta, a volta às aulas na rede municipal de ensino. De acordo com o secretário municipal de Educação, Felipe Elias Miguel, a partir do dia 20 de setembro, as escolas municipais de Ribeirão Preto retomam as aulas presenciais. O retorno é optativo para todos os estudantes, com ou sem comorbidades, podendo continuar com o ensino remoto.

Os alunos serão divididos em dois grupos, com atendimento presencial com até 50% da capacidade máxima. A Educação Infantil retoma o atendimento em período parcial, com 50% dos alunos. O transporte escolar também cumprirá os protocolos sanitários, funcionando com 50% da capacidade máxima. 

Também foi anunciado um aumento da carga horária do Ensino Fundamental para 2022. “Uma forma que encontramos de mitigar os efeitos da pandemia para os alunos em sala de aula, foi colocar uma aula a mais, por dia, a partir do ano que vem, em todas as nove séries do Ensino Fundamental. Então os alunos que tem 25 aulas por semana hoje, terão 30 aulas por semana, 20% de aulas a mais por semana”, explicou Nogueira. 

Pandemia

Ribeirão Preto registra mais seis mortes e 94 novos casos de Covid-19, nas últimas 24 horas. Segundo atualização do Boletim Epidemiológico da Saúde publicado nesta sexta-feira, 10, desde o início da pandemia, em março do ano passado, Ribeirão Preto acumula 108.077 casos da doença e 2.892 mortes.

Os óbitos confirmados pelo boletim desta sexta ocorreram entre os dias 8 e 9 de setembro, sendo três homens e três mulheres, com idades entre 45 e 66 anos.

 

 


Foto: Reprodução/Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: