
Prefeitura de Ribeirão Preto intensifica ações contra furto de fiação de semáforos
Esse foi o começo de ano com o maior número de furtos de fiação na cidade desde 2021, e o prejuízo já alcançou R$ 49.116,00, segundo dados da RP Mobi
O aumento de 53% nos furtos de fiação de semáforos em Ribeirão Preto, registrado neste primeiro trimestre de 2025, fez com que a Prefeitura tomasse medidas urgentes para combater esse crime que tem prejudicado o trânsito e causado transtornos para a população. Na última terça-feira, 18, foi implantada uma força-tarefa composta por diversas autoridades, com o objetivo de atacar o problema de frente.
A reunião para discutir o assunto aconteceu no Centro Administrativo, com a presença do prefeito Ricardo Silva e representantes de órgãos como a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Metropolitana, RP Mobi e Secretaria de Assistência Social. Para o prefeito, a situação é grave e afeta diretamente o dia a dia dos cidadãos. “É o semáforo que apaga. É a praça que fica escura. É um problema sério”, afirmou Ricardo Silva, que também se mostrou preocupado com o aumento dos furtos este ano, em relação ao mesmo período de 2024.
Ricardo Silva ainda mencionou a possibilidade de uma quadrilha organizada atuando no município e reforçou que a população é a maior vítima desse crime. "Não só a prefeitura, mas a coletividade como um todo é afetada", disse o prefeito.
Força-Tarefa em Ação
A força-tarefa já conta com o apoio da Polícia Civil e com a ação da Polícia Militar. Durante a semana, operações em ferros-velhos da cidade foram realizadas para localizar os receptadores dos fios furtados. "A tolerância será zero contra quem financia esse crime", garantiu o prefeito.
Além de Ricardo Silva, participaram da reunião diversas autoridades, como o delegado Sebastião Vicente Picinato, da Delegacia Seccional de Polícia de Ribeirão Preto, e o diretor superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli, entre outros. Juntas, essas lideranças formam a base da operação que vai atuar de maneira integrada contra esse crime.
Crescimento Alarmante dos Furtos
Até o dia 15 de março, Ribeirão Preto já registrou 97 furtos de fiação, o que representa um aumento de 53,9% em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram registrados 63 casos. Esse foi o começo de ano com o maior número de furtos de fiação na cidade desde 2021, e o prejuízo já alcançou R$ 49.116,00, segundo dados da RP Mobi.
Operações nas Ruas
Após a reunião, uma operação noturna foi realizada nas ruas de Ribeirão Preto. Durante a ação, dois indivíduos foram presos: um deles era procurado por receptação de fios, e o outro foi detido por tráfico de drogas, porte ilegal de arma e receptação de materiais furtados.
Como Denunciar
A população pode ajudar a combater o furto de fiação de semáforos e outros espaços públicos, realizando denúncias. O número de telefone para denúncias é o 153, da Polícia Metropolitana, ou o 190, da Polícia Militar, além do Disque Denúncia da Polícia Civil, no 181. As ligações são anônimas e podem ser feitas a qualquer hora do dia ou da noite.
Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto