Prefeitura dispensa comissionados, entre eles, professores do Ribeirão Em Cena
Prefeitura dispensa comissionados, entre eles, professores do Ribeirão Em Cena

Prefeitura dispensa comissionados, entre eles, professores do Ribeirão Em Cena

Segundo a administração, medida foi tomada para manter equilíbrio de gastos; Ribeirão Em Cena marca reunião para discutir futuro do projeto

Formado ator neste ano pelo curso de teatro do Ribeirão Em Cena, o estudante Carlos Eduardo Pedro está chateado com o anúncio da dispensa dos professores do projeto, pela Secretaria da Educação na terça-feira, 18. Ele acredita que é uma grande perda para cidade, pois o trabalho beneficia muitas pessoas que não teriam condições de arcar com os custos de um curso do tipo.

O futuro do Ribeirão Em Cena será discutido pelos alunos e professores ainda na noite desta quarta-feira, 19. Atualmente, o curso conta com 96 alunos que ainda necessitam de concluir a formação de ator.

“Penso que é uma grande perda para a cidade de Ribeirão Preto. O curso mudou a vida de muita gente, inclusive a minha. Cresci muito pessoalmente e me descobri no teatro”, comenta Carlos Eduardo, que diz que por meio do curso se descobriu como ator e pretende seguir carreira na área.

“Amei quando subi no palco e coloquei em prática tudo o que aprendi. Lá a gente não só aprendeu como atuar, mas como viver, ser um grupo, fizemos amigos, formamos uma família, os ajudamos, trabalhamos juntos, limpávamos o espaço. Era muito gratificante”, analisa o estudante.

O Ribeirão Em Cena informa que existe a possibilidade de uma parceria com uma empresa para o projeto prosseguir, mas que ainda analisa a proposta apresentada. O projeto, que iniciou nas artes cênicas mais de 3 mil atores, é financiado por meio de um convênio junto com o município.

Além dos seis professores do projeto, os outros exonerados atuavam nas secretarias de Esporte, como coordenadores de projetos esportivos, e do Meio Ambiente. Ao todo, 37 servidores comissionados da administração direta e indireta foram dispensados.

A prefeitura informa que o objetivo das demissões foi o de manter o equilíbrio dos gastos com pessoal em função da contratação de 75 agentes de administração e telefonistas concursados que ocorreram no começo do mês.

Segundo informe do município, a decisão da administração atende a legislação eleitoral, que impede que ocorra o aumento dos gastos com pessoal durante o período eleitoral. Cabe ressaltar que a atitude é tomada a menos de 20 dias das eleições e após dois meses de campanha eleitoral. Atualmente, a prefeitura possui 8.481 servidores concursados. Os gastos com a folha, de acordo com o 2º quadrimestre de 2016, consome 48,5% das receitas corrente líquidas, abaixo do limite prudencial de 51% das receitas correntes.

A Secretaria Municipal de Educação informou, por meio de nota, que a exoneração dos monitores de artes cênicas do Projeto Ribeirão em Cena ocorreu após visita e orientação de auditores da Secretaria Municipal da Fazenda e do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo à Secretaria Municipal de Educação e ao Ribeirão em Cena, ocorrida na última quinta-feira, 13 de outubro. "Na ocasião foram constatadas irregularidades quanto ao cumprimento da Lei 1527/2003, que regulamenta o projeto, uma vez que nenhum dos 96 alunos atendidos pertence à rede municipal de ensino. Assim, seguindo orientações e considerando o atual momento vivenciado no município, foram publicadas as exonerações", escreve.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: