Prefeitura entrega 1º Centro de Referência em Educação para as Relações Étnico-Raciais

Prefeitura entrega 1º Centro de Referência em Educação para as Relações Étnico-Raciais

Local será responsável por apoiar e contribuir com as ações da rede municipal no desenvolvimento de práticas de conscientização em razão da discriminação étnico-racial

Nesta quinta-feira, dia 26 de janeiro, a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Educação, inaugurou o 1º Centro de Referência para as Relações Étnico-Raciais da América Latina.

 

O Centro, localizado na Rua Goiás, 1.072, no bairro Campos Eliseos, terá como objetivo apoiar e contribuir com as ações da rede municipal de ensino no desenvolvimento de práticas de conscientização junto às comunidades escolares em razão da discriminação étnico-racial, além de ser responsável pelas diretrizes curriculares da Educação Municipal nas relações étnico-raciais e do ensino de História e da Cultura afro-brasileira, africana e indígena e das demais etnias que formam a população ribeirãopretana.   

 

A solenidade contou com a presença do prefeito, Duarte Nogueira, do secretário da educação, Felipe Elias Miguel, vereadores e representantes de entidades ligadas ao tema. O evento também teve apresentações artísticas com o contramestre de Capoeira Júlio César Bernardino, Márcia Aparecida dos Santos Domingos, pedagoga da rede e bailarina e Renato Caetano da Silva, chefe da Divisão de Equipamentos Culturais, da Secretaria da Cultura.

 

“A inauguração do Centro de Referência para as Relações Étnico-Raciais é motivo de orgulho e eu agradeço a todos que trabalharam efetivamente para tonar esse dia realidade. Nós temos, em nosso país, as mais diversas etnias, culturas e raças e precisamos extrair essas desigualdades, até enraizadas, dos nossos pensamentos, da nossa rotina e já chega de julgarmos o nosso semelhante por ser diferente. Por isso esse Centro tem um papel direto nessa questão, que vai trabalhar na formação dos nossos estudantes e também dos nossos docentes”, explica o prefeito Duarte Nogueira.

 

“Hoje é um dia de muita alegria, a efetivação de um projeto que começou em 2019 e que foi formalizado em 2020, com a sanção da Lei Complementar 3037/2020, que cria o Centro na estrutura da Secretaria da Educação, para que possamos todos juntos, trabalhar na pluralidade dentro e fora das escolas”, pontuou o secretário da educação, Felipe Elias Miguel. “Este espaço pertence ao município, aos cidadãos ribeirão-pretanos, ocupem-no”, completa Felipe.

 

 

“Educação étnico-racial é pensar que nós temos que criar um ambiente seguro para que todas as pessoas possam ser reconhecidas e legitimadas na sua mais inteira subjetividade”, explica Rafael dos Anjos, responsável pelo órgão.

 

“O princípio para que a gente possa conviver com todas as raças e etnias juntas é o respeito, eu preciso respeitar o que me faz diferente e o que te faz diferente, mas essa diferença não pode nos fazer desiguais”, explica Silvia Seixas, coordenadora pedagógica da rede municipal e representante do Instituto Plural. “Parabéns prefeitura de Ribeirão Preto pela coragem e ousadia”, finaliza Seixas.

 

“Para além deste espaço, precisamos de ações efetivas e reais”, pontuou Jonatan William de Paula, presidente do COMDEPIR.         

        

Objetivos do Centro de Referência em Educação para as relações étnico-raciais:

 

- Garantir, juntamente com o Departamento de Educação da Secretaria Municipal da Educação, o efetivo cumprimento do referencial curricular municipal, em todas as etapas e modalidades de ensino, nas questões referentes às relações étnico-raciais e do ensino de História e das Culturas afro-brasileira, “africanas, indígenas e das demais etnias que compõem a população ribeirãopretana;

 

 Colaborar com a adequação dos Projetos Políticos Pedagógicos das unidades escolares;

 

- Garantir a formação continuada de docentes, gestores, equipes técnicas e demais profissionais da rede municipal de ensino, em conformidade com as diretrizes curriculares nacionais para a Educação, do disposto nesta lei complementar e demais normas pertinentes à matéria;

 

- Assegurar a realização de ações, campanhas e eventos, juntamente com a equipe gestora das unidades escolares, com a finalidade de combater ao racismo, preconceito e discriminação racial nos meios de comunicação e na rede municipal de ensino.

 

- Elaborar ações pedagógicas visando o combate às desigualdades raciais;


Fotos: Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: