Prefeitura flexibiliza regras de estacionamento em Ribeirão Preto

Prefeitura flexibiliza regras de estacionamento em Ribeirão Preto

Decreto atende demandas do setor varejista

A Prefeitura de Ribeirão Preto publicou nessa quarta-feira, 1º, o decreto 001/2025, que flexibiliza regras de estacionamento em importantes vias do município. A medida, fruto de articulação entre o Sindicato do Comércio Varejista (SINCOVARP), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP) e o poder público, busca equilibrar o funcionamento dos corredores de ônibus com a atividade comercial, especialmente nas áreas mais impactadas pelas obras do programa Ribeirão Mobilidade.
 

O decreto recria vagas de estacionamento rotativo em trechos estratégicos de avenidas como Dom Pedro I e Saudade, além de diversas ruas do Centro da cidade. As alterações incluem a permissão de estacionamento em horários específicos e a adoção de medidas para atender melhor comerciantes, consumidores e moradores das regiões impactadas.
 

Principais alterações

Entre os locais abrangidos pela atualização estão:

  1. Alameda Praça das Bandeiras - trecho entre as Ruas Florêncio de Abreu e Américo Brasiliense.
  2. Avenida Dom Pedro I - trecho entre as Ruas Japurá e Pará, nos dois sentidos, no horário compreendido entre às 9h e 16h.
  3. Avenida Saudade - trecho entre as Ruas José de Alencar e Rio de Janeiro.
  4. Entorno do Aeroporto Leite Lopes.
  5. Rua Álvares Cabral - trecho entre a Avenida Francisco Junqueira e Rua Duque de Caxias; e entre as Ruas São Sebastião e Prudente de Moraes.
  6. Rua Amador Bueno - trecho entre as Ruas Mariana Junqueira e Américo Brasiliense.
  7. Rua Américo Brasiliense - trecho entre as Ruas Barão do Amazonas e São José.
  8. Rua Barão do Amazonas - trecho entre a Rua Rui Barbosa até a esquina com a Rua General Osório, no horário compreendido entre as 09:00 e 16:00.
  9. Rua Comandante Marcondes Salgado - trecho entre a Avenida Nove de Julho e a Rua Rui Barbosa; e entre as Ruas Campos Sales e Duque de Caxias.
  10. Rua Duque de Caxias - trecho entre a Avenida Jerônimo Gonçalves e a Rua Álvares Cabral.
  11. Rua General Osório - trecho entre a Avenida Jerônimo Gonçalves e Rua José Bonifácio; e entre as Ruas Barão do Amazonas e São José.
  12. Rua José Bonifácio - trecho entre a Rua Américo Brasiliense e Avenida Francisco Junqueira.
  13. Rua Lafaiete - trechos entre as Ruas Álvares Cabral e Tibiriçá; e entre as Ruas Cerqueira César e São José.
  14. Rua Mariana Junqueira - trecho entre as Ruas Saldanha Marinho e Cerqueira César.
  15. Rua Prudente de Moraes - trecho entre a Rua Garibaldi e Avenida Independência; entre as Ruas São José e Marcondes Salgado; e entre as Ruas Barão do Amazonas e Visconde de Inhaúma.
  16. Rua Saldanha Marinho - trecho entre Avenida Francisco Junqueira e Rua São Sebastião; e entre as Ruas Américo Brasiliense e Prudente de Moraes.
  17. Rua São Sebastião - trecho entre a Avenida Jerônimo Gonçalves e Rua São José.
  18. Rua Tibiriçá - trecho entre as Ruas São Sebastião e Prudente de Moraes.
  19. Rua Visconde de Inhaúma - trecho entre a Avenida Francisco Junqueira e a Rua Mariana Junqueira; entre as Ruas General Osório e Américo Brasiliense; e entre as Ruas Lafaiete e Rui Barbosa, no horário compreendido entre às 9h e 16h

As alterações buscam flexibilizar as restrições anteriores e possibilitar a utilização das vias para estacionamento em horários fora do pico, mediante sistema de área azul.
 

Participação do setor comercial
 

O presidente do SINCOVARP e da CDL RP, Paulo César Garcia Lopes, destacou o papel das entidades na articulação das mudanças. "Desde o início, nos posicionamos de forma clara e questionadora, sempre em defesa dos interesses do comércio local. Esse decreto é uma vitória importante para o setor varejista, fruto de diálogo e construção coletiva", afirmou.
 

Além disso, o Comitê de Acompanhamento das Obras de Mobilidade, composto por representantes de 23 entidades, apresentou dados técnicos, relatos e estudos de impacto econômico que embasaram as decisões. André Rezende, coordenador do comitê, destacou a importância de dar voz aos comerciantes e de buscar soluções efetivas para os problemas identificados ao longo das obras.
 

Histórico da reivindicação
 

As solicitações para flexibilização começaram ainda em agosto de 2024, durante encontros entre SINCOVARP, CDL RP e os então candidatos à prefeitura. Na ocasião, um dos principais pedidos foi a revisão do programa Ribeirão Mobilidade, com a adoção de medidas que incluíssem estudos técnicos para soluções alternativas nos itinerários dos ônibus e ajustes na sinalização e definição de vagas de carga e descarga.
 

O atual prefeito, Ricardo Silva, havia se comprometido publicamente a implementar essas mudanças caso fosse eleito, envolvendo as entidades no gabinete de transição. "O diálogo com os comerciantes e moradores foi essencial para ajustar as políticas de mobilidade às realidades locais", pontuou o prefeito durante a assinatura do decreto.
 

Próximos passos
 

A revisão do programa Ribeirão Mobilidade deverá ser conduzida nos próximos meses, com a participação das entidades comerciais e representantes da sociedade civil. A proposta é que o modelo seja ajustado continuamente, garantindo maior equilíbrio entre transporte público e comércio, setores fundamentais para a dinâmica urbana de Ribeirão Preto.


Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto

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