
Prefeitura flexibiliza regras de estacionamento em Ribeirão Preto
Decreto atende demandas do setor varejista
A Prefeitura de Ribeirão Preto publicou nessa quarta-feira, 1º, o decreto 001/2025, que flexibiliza regras de estacionamento em importantes vias do município. A medida, fruto de articulação entre o Sindicato do Comércio Varejista (SINCOVARP), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP) e o poder público, busca equilibrar o funcionamento dos corredores de ônibus com a atividade comercial, especialmente nas áreas mais impactadas pelas obras do programa Ribeirão Mobilidade.
O decreto recria vagas de estacionamento rotativo em trechos estratégicos de avenidas como Dom Pedro I e Saudade, além de diversas ruas do Centro da cidade. As alterações incluem a permissão de estacionamento em horários específicos e a adoção de medidas para atender melhor comerciantes, consumidores e moradores das regiões impactadas.
Principais alterações
Entre os locais abrangidos pela atualização estão:
- Alameda Praça das Bandeiras - trecho entre as Ruas Florêncio de Abreu e Américo Brasiliense.
- Avenida Dom Pedro I - trecho entre as Ruas Japurá e Pará, nos dois sentidos, no horário compreendido entre às 9h e 16h.
- Avenida Saudade - trecho entre as Ruas José de Alencar e Rio de Janeiro.
- Entorno do Aeroporto Leite Lopes.
- Rua Álvares Cabral - trecho entre a Avenida Francisco Junqueira e Rua Duque de Caxias; e entre as Ruas São Sebastião e Prudente de Moraes.
- Rua Amador Bueno - trecho entre as Ruas Mariana Junqueira e Américo Brasiliense.
- Rua Américo Brasiliense - trecho entre as Ruas Barão do Amazonas e São José.
- Rua Barão do Amazonas - trecho entre a Rua Rui Barbosa até a esquina com a Rua General Osório, no horário compreendido entre as 09:00 e 16:00.
- Rua Comandante Marcondes Salgado - trecho entre a Avenida Nove de Julho e a Rua Rui Barbosa; e entre as Ruas Campos Sales e Duque de Caxias.
- Rua Duque de Caxias - trecho entre a Avenida Jerônimo Gonçalves e a Rua Álvares Cabral.
- Rua General Osório - trecho entre a Avenida Jerônimo Gonçalves e Rua José Bonifácio; e entre as Ruas Barão do Amazonas e São José.
- Rua José Bonifácio - trecho entre a Rua Américo Brasiliense e Avenida Francisco Junqueira.
- Rua Lafaiete - trechos entre as Ruas Álvares Cabral e Tibiriçá; e entre as Ruas Cerqueira César e São José.
- Rua Mariana Junqueira - trecho entre as Ruas Saldanha Marinho e Cerqueira César.
- Rua Prudente de Moraes - trecho entre a Rua Garibaldi e Avenida Independência; entre as Ruas São José e Marcondes Salgado; e entre as Ruas Barão do Amazonas e Visconde de Inhaúma.
- Rua Saldanha Marinho - trecho entre Avenida Francisco Junqueira e Rua São Sebastião; e entre as Ruas Américo Brasiliense e Prudente de Moraes.
- Rua São Sebastião - trecho entre a Avenida Jerônimo Gonçalves e Rua São José.
- Rua Tibiriçá - trecho entre as Ruas São Sebastião e Prudente de Moraes.
- Rua Visconde de Inhaúma - trecho entre a Avenida Francisco Junqueira e a Rua Mariana Junqueira; entre as Ruas General Osório e Américo Brasiliense; e entre as Ruas Lafaiete e Rui Barbosa, no horário compreendido entre às 9h e 16h
As alterações buscam flexibilizar as restrições anteriores e possibilitar a utilização das vias para estacionamento em horários fora do pico, mediante sistema de área azul.
Participação do setor comercial
O presidente do SINCOVARP e da CDL RP, Paulo César Garcia Lopes, destacou o papel das entidades na articulação das mudanças. "Desde o início, nos posicionamos de forma clara e questionadora, sempre em defesa dos interesses do comércio local. Esse decreto é uma vitória importante para o setor varejista, fruto de diálogo e construção coletiva", afirmou.
Além disso, o Comitê de Acompanhamento das Obras de Mobilidade, composto por representantes de 23 entidades, apresentou dados técnicos, relatos e estudos de impacto econômico que embasaram as decisões. André Rezende, coordenador do comitê, destacou a importância de dar voz aos comerciantes e de buscar soluções efetivas para os problemas identificados ao longo das obras.
Histórico da reivindicação
As solicitações para flexibilização começaram ainda em agosto de 2024, durante encontros entre SINCOVARP, CDL RP e os então candidatos à prefeitura. Na ocasião, um dos principais pedidos foi a revisão do programa Ribeirão Mobilidade, com a adoção de medidas que incluíssem estudos técnicos para soluções alternativas nos itinerários dos ônibus e ajustes na sinalização e definição de vagas de carga e descarga.
O atual prefeito, Ricardo Silva, havia se comprometido publicamente a implementar essas mudanças caso fosse eleito, envolvendo as entidades no gabinete de transição. "O diálogo com os comerciantes e moradores foi essencial para ajustar as políticas de mobilidade às realidades locais", pontuou o prefeito durante a assinatura do decreto.
Próximos passos
A revisão do programa Ribeirão Mobilidade deverá ser conduzida nos próximos meses, com a participação das entidades comerciais e representantes da sociedade civil. A proposta é que o modelo seja ajustado continuamente, garantindo maior equilíbrio entre transporte público e comércio, setores fundamentais para a dinâmica urbana de Ribeirão Preto.
Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto