Prefeitura inaugura corredor de ônibus e monumento do bicentenário da Independência em Ribeirão Preto
Prefeito Duarte Nogueira destacou a integração do corredor com o Programa Ribeirão Mobilidade

Prefeitura inaugura corredor de ônibus e monumento do bicentenário da Independência em Ribeirão Preto

Inauguração contou com a presença de autoridades do Executivo municipal

Nesta quarta-feira, 7, a Prefeitura de Ribeirão Preto inaugurou os trechos 2 e 3 do corredor de ônibus Norte-Sul e um monumento em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil, na Praça da Bíblia, na Zona Leste de Ribeirão Preto. 

 

Na inauguração estiveram presentes o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), o secretário municipal de Obras, Pedro Luiz Pegoraro, o vereador e líder do Governo na Câmara dos Vereadores, Elizeu Rocha, o presidente do Supera Parque, Sandro Scarpellini, o arquiteto e projetista Alexandre Betarello – idealizador do monumento do bicentenário –, além de secretários do Executivo municipal.

 

“No programa Ribeirão Mobilidade, com a entrega desse corredor Norte-Sul trechos 2 e 3, que são as componentes das avenidas Mogiana, Paschoal Innecchi, Meira Junior e Independência, nós somamos 30 quilômetros de obras entregues. Temos mais 10 quilômetros de corredores em construção, quatro quilômetros já licitados contratados, aguardando ordem de início de serviço, que é a continuidade desse corredor Norte Sul trecho 4, subindo o conjunto João Rossi, Hospital Estadual e a DRS duplicado, entrando na avenida Lígia Latuff Salomão até a Bras Olaia Acosta e o terminal de ônibus do Ribeirão Shopping", explicou o prefeito.

 

Nogueira afirmou que, com isso, a cidade passa a ter uma infraestrutura para a mobilidade urbana de maneira organizada e a próxima etapa, a partir do início do ano que vem, é a substituição da frota de ônibus por coletivos com ar-condicionado, suspensão pneumática, Wi-Fi, carregador de celular e tomadas USB. "Para que nós possamos ter um transporte coletivo confortável, seguro e, ao mesmo tempo, com boa frequência e pontualidade”, concluiu. 

 

O secretário municipal de Obras, Pedro Luiz Pegoraro, ressaltou a importância da obra para a cidade. “Essa entrega é uma das mais significativas, pois os trechos 2 e 3 deste corredor são estruturantes e diferentes. Ele é carreado no canteiro central, diferente de todos os demais. Junto deles foram colocados também 23 pontos de paradas diferenciadas ao longo de 10 quilômetros. Junto destes 10 quilômetros de corredor estruturante estão sendo entregues 6,5 quilômetros de ciclovias, também uma bandeira da Administração municipal”, ressaltou.

 

Monumento do bicentenário 

 

A obra em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil, comemorado neste dia 7 de setembro de 2022, consiste em duas chapas de aço corten, com dobraduras de encaixe, recortadas a laser, contendo a representação de Dom Pedro I, do quadro do pintor Pedro Américo, e em aço inox traz uma frase de José Bonifácio de Andrada e Silva, o patriarca da Independência. 

 

 

O prefeito Duarte Nogueira destacou a importância da data e da comemoração do bicentenário. “A data de hoje nos remete a uma celebração muito importante, pois a entrega dessa obra coincide com o bicentenário da Independência. Dois anos ficamos sem ter o desfile Sete de Setembro, então hoje fizemos o desfile, foi um desfile muito bem concorrido com a população de Ribeirão Preto e agora nós vamos celebrar a data fazendo a inauguração desta obra aqui na Praça da Bíblia e também o monumento da independência dos 200 anos, fazendo a celebração tanto ao Dom Pedro I, que foi o nosso imperador da Independência, quanto ao patriarca da Independência, que foi o José Bonifácio de Andrade Silva, um estadista importantíssimo para a realização da independência brasileira”, afirmou.

 


Fotos: Revide

Galeria de imagens

Compartilhar: