Prefeitura intensifica fiscalização na coleta de lixo reciclável em Ribeirão Preto
Executivo notificou a Estre Ambiental por possíveis descumprimentos em cláusulas do contrato

Prefeitura intensifica fiscalização na coleta de lixo reciclável em Ribeirão Preto

Com problemas de demanda, governo estuda ampliar o cronograma de recolhimento nos bairros

A Prefeitura de Ribeirão Preto notificou a Estre Ambiental, empresa responsável pela coleta de lixo na cidade, pelo possível descumprimento de cláusulas contratuais. Segundo o Executivo, há um processo de intensificação da fiscalização nesse contrato.

No comunicado, publicado no Diário Oficial da cidade no último dia 3, a Secretaria Municipal de Administração indicou que a empresa não estaria atendendo a demanda da cidade referente à coleta de material reciclável. 

Na notificação, o Executivo informou que a Estre estaria descumprindo as cláusulas que determinam o número de caminhões, tipo de identificação e pintura dos veículos e cronograma de coleta em relação à demanda. O contrato com vigência para todo o ano de 2019 tem o valor de R$ 63 milhões, sendo que coleta de recicláveis corresponde a R$ 983 mil.

Procurada, a Estre informou que não iria se pronunciar sobre o caso e que respeita o posicionamento da contratante. Já a prefeitura, informou que a empresa tem até a próxima terça-feira, 16, para apresentar a documentação comprovando a realização do serviço, mas que já se manifestaram de maneira “satisfatória”.

Sobre o atendimento da demanda nos 129 bairros da cidade, a Secretaria da Administração informou que estuda uma alteração no cronograma da coleta para intensificar o trabalho em todas as regiões.

Já a respeito dos caminhões e demais equipamentos, a prefeitura explicou que tem reunido esforços para aumentar o quantitativo da coleta mensal, que envolve não só quesitos relacionados à educação ambiental, como também infraestrutura da empresa contratada, razão da intensificação da fiscalização da execução contratual.

Além disso, existe o pedido de mais dois caminhões pela empresa que ainda está pendente. A administração pública informou que a solicitação será submetida aos procedimentos previstos no edital.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: