Prefeitura quer cobrar tributo por ampliação da Avenida João Fiúsa, em Ribeirão Preto

Prefeitura quer cobrar tributo por ampliação da Avenida João Fiúsa, em Ribeirão Preto

Cobrança incidirá sobre moradores da região do Jardim Olhos D'Água

A Prefeitura de Ribeirão Preto encaminhou um projeto de lei complementar à Câmara dos Vereadores que cria um tributo em decorrência da ampliação da Avenida Professor João Fiúsa, na Zona Sul da cidade. O projeto estima que a ampliação da avenida deva custar R$ 273 mil.

A região do bairro Jardim Olhos D'Água será a principal beneficiada com a obra. Segundo o governo municipal, a cobrança do tributo será calculada com base na valorização obtida por cada imóvel após a entrega da obra. 

Por isso, após a execução da avenida, a Prefeitura realizará uma nova avaliação nos imóveis a fim de calcular valorização de cada residência. O tributo será cobrado com base nessa diferença.

No caso dos condomínios, o tributo será lançado em nome de todos os condôminos, que pagarão o valor proporcional. 

O projeto será votado em primeira discussão, nesta terça-feira, 11, na Câmara dos Vereadores.

Previsto em lei

Além de estar previsto na Constituição Federal, a cobrança de tributos e contribuições é regulada pela lei municipal 4663 de 1985.

A contribuição de melhoria pode ser cobrada sempre que o imóvel tenha uma valorização em decorrência da obra pública realizada. 

O texto prevê a arborização, construção de praças, redes de esgoto, construção de parques, pontes, túneis e viadutos como passíveis de serem recolhidos tributo.

O valor do tributo nunca deverá ser superior ao valor da obra realizada. A contribuição poderá ser paga à vista ou parcelada. Há descontos de até 10% para os que pagam de uma só vez


Foto: Ibraim Leão

Compartilhar: