
Prefeitura vai recorrer de obrigação de pagar 13º dos servidores em 48 horas
Sindicato dos servidores pretende realizar greve na próxima semana caso o pagamento não seja feito
A Prefeitura de Ribeirão Preto informou que irá recorrer da decisão da justiça que determinou que o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores seja feito em 48 horas - a Administração Municipal deveria ter pago no último dia 30 de novembro -, com o risco de multa de R$ 100 mil por dia de descumprimento da decisão.
Na quinta-feira, 8, o Sindicato dos Servidores Municipais aprovou uma greve para caso o benefício não seja pago até a próxima terça-feira, 13 – isso porque eles apontam que 8 de dezembro é feriado técnico, por ser Dia da Justiça, então o município ganharia mais um dia de prazo após a notificação da justiça.
A prefeitura afirma que trabalha para realizar o pagamento integral até o dia 20 de dezembro, data-limite imposta pela legislação trabalhista.
Leia mais:
Em assembleia tensa, servidores aprovam greve por tempo indeterminado
Manifestação
Um grupo de professores da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto esteve na secretaria da Fazenda, na manhã desta sexta-feira, 9, para cobrar o pagamento da primeira parcela do 13º salário.
Essa é a segunda vez na semana que os servidores, não ligados diretamente ao sindicato da categoria, vão até um prédio público pedir explicações sobre o não pagamento. Na quarta-feira, 7, um grupo esteve presente no Palácio Rio Branco para conversar com o secretário de Governo, Marcus Berzoti, que responde pela administração municipal enquanto não há substituto definido para o lugar da prefeita Dárcy Vera (PSD), presa preventivamente desde o dia 2.
Na ocasião, eles foram pedir para que o município assinasse uma emenda orçamentária aprovada na Câmara Municipal para destinar os valores do pagamento, porém a Administração Municipal não tem recursos para efetuá-lo.
Foto: Ibraim Leão