Prefeitura vira alvo de protestos pelo 13º e contra ‘prefeitos’
Prefeitura vira alvo de protestos pelo 13º e contra ‘prefeitos’

Prefeitura vira alvo de protestos pelo 13º e contra ‘prefeitos’

Manifestantes ocuparam saguão de entrada da prefeitura reclamando de Dárcy e Nogueira; servidores prometem mobilização na Câmara pelo pagamento do 13º

Um grupo de estudantes realiza uma manifestação no Palácio Rio Branco, sede da prefeitura de Ribeirão Preto, na manhã desta terça-feira, 13, contra a votação do Projeto de Emenda à Constituição 55, que limita os gastos públicos nos próximos 20 anos. Eles também planejam manifestação na Esplanada do Theatro Pedro II.

Além da PEC, eles protestam contra a prefeita Dárcy Vera (PSD), presa preventivamente desde o último dia 2 de dezembro, e também contra o prefeito eleito Duarte Nogueira (PSDB), apontado por um delator investigado na Lava Jato, de ter possivelmente recebido doações da Odebrecht que não foram declaradas à justiça eleitoral. Ele contesta a afirmação.

“Não queremos nem a prefeita da Sevandija, nem o ‘corredor’ da Lava Jato. A juventude quer mostrar que não quer a política deles. Vamos expulsar os ratos da prefeitura”, disseram os manifestantes.

Nogueira nega a relação com a Odebrecht e afirma que todas as doações de campanha que recebeu foram declaradas a justiça eleitoral. “As especulações são prematuras e em torno de delações ainda não homologadas as informações dependem de comprovação”, informa o prefeito eleito em nota.

Na quinta-feira, 1º de dezembro, um grupo de servidores da área da saúde fez uma manifestação na prefeitura cobrando o 13º, já na sexta-feira, 2, outro grupo, formado por professores, fez um protesto na secretaria da Fazenda.

Na Câmara

Além disso, os servidores municipais organizam protesto na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira, para cobrar que a vereadora Gláucia Berenice (PSDB) ou outro parlamentar assuma o poder executivo do município para concluir o mandato de Dárcy.

Os servidores também prometem cobrar o pagamento da primeira parcela dos 13º salários, que a prefeitura não efetuou, mas que promete realizar o pagamento integral até o dia 20 de dezembro.


Foto: Leonardo Santos

Compartilhar: