Programa da Rádio USP RP é finalista em concurso nacional sobre riscos com eletricidade

Programa da Rádio USP RP é finalista em concurso nacional sobre riscos com eletricidade

Série Energia, produzida em parceria com docente da FZEA, participa do 16º Prêmio Abracopel de Jornalismo

A Série Energia, veiculada pela Rádio USP RIbeirão (107,9 MHz), é finalista do 16º Prêmio Abracopel de Jornalismo, categoria Mídia Eletrônica Rádio, com o episódio O choque é a principal causa de mortes em acidentes com energia elétrica

 

O episódio foi ao ar dia 2 de setembro de 2022 e teve a colaboração de Murilo Miceno Frigo, doutorando e professor do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, e alerta para os riscos de acidentes com energia elétrica. No conteúdo é informado que os acidentes mais comuns são o choque elétrico, os incêndios de origem elétrica, ligados principalmente à sobrecarga elétrica, e as mortes por descarga atmosférica. Ainda, segundo o episódio, em 2021 foram registradas 761 mortes provocadas por choques elétricos, 50 mortes por descarga atmosférica no Brasil e 47 mortes resultantes de incêndios por sobrecarga. Os dados utilizados são do Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2022, da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). Segundo a série, “o choque elétrico é de longe a principal causa de mortes relacionadas ao uso da eletricidade.”

 

A Série Energia traz dicas, sugestões, informações e análises do setor de energia elétrica para os ouvintes da Rádio USP e leitores da home Ribeirão Preto do Jornal da USP. É produzido pelo jornalista Ferraz Júnior, da Rádio USP de Ribeirão Preto, em parceria com o professor Fernando de Lima Caneppele, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, em Pirassununga, engenheiro elétrico, especialista em energias alternativas e renováveis. No ar desde 2021, a série é veiculada toda sexta-feira no Jornal da USP no Ar – Edição Regional, que vai ao ar ao meio-dia, na Rádio USP Ribeirão (FM 107,9).

 

Prêmio

 

prêmio Abracopel de Jornalismo foi criado em 2007 para matérias voltadas a deixar em evidência os riscos com a eletricidade e como as pessoas poderiam se prevenir para evitar esses acidentes. O prêmio é dividido em seis categorias. Além de Mídia Eletrônica Rádio, há finalistas nas categorias Mídia Impressa Digital, Mídia Digital Vídeo, Assessoria de Imprensa, Mídia Eletrônica Televisão e Prêmio Especial José Rubens Alves de Souza – Artigo Técnico.

 

A série disputa o prêmio com programas da BandNews, de Curitiba/PR, da CBN, do Vale do Iguaçu/PR, da Rádio Correio, de João Pessoa/PB, da Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte/MG, e da Agência Radioweb, de São Paulo/SP. A cerimônia de premiação será no próximo dia 30 de março, às 18h, no auditório da Fiesp em São Paulo/SP, quando será lançado o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica.

 

*Informações do Jornal USP Ribeirão Preto 


Foto: Tom por Pixabay

Compartilhar: