Projeto executivo do Centro Administrativo de Ribeirão Preto custará R$ 2,1 milhões
Governo afirma que mudança para novo prédio reduzirá gastos com aluguéis

Projeto executivo do Centro Administrativo de Ribeirão Preto custará R$ 2,1 milhões

Novo prédio da Prefeitura Municipal deverá ter 30 mil m² e abrigar todas as secretarias e autarquias

A Prefeitura de Ribeirão Preto abriu um processo licitatório para a contratação de uma empresa para elaboração do projeto executivo do Centro Administrativo do Município. A licitação ocorrerá no dia 15 de outubro, às 9h, na Secretaria Municipal da Administração e tem valor de R$ 2.135.033,50 para a elaboração do projeto executivo de arquitetura e projetos complementares.

O Centro Administrativo será construído na Avenida Paschoal Innechi e reunirá, além da Prefeitura, todas as secretarias do município no mesmo espaço. “O projeto executivo é de fundamental importância, pois trata do detalhamento de como será a obra para que no momento de licitar a execução da obra, a empresa que for contratada saiba como deve executar cada trecho desse prédio”, explicou o secretário de Planejamento e Gestão Pública, Edsom Ortega.

O anteprojeto arquitetônico foi aprovado em fevereiro deste ano, por meio de um concurso. O vencedor, um arquiteto gaúcho, recebeu R$ 125 mil pelo projeto.

A mudança, segundo o governo, é necessária para reduzir o custo com aluguel de vários prédios, além de melhorar a logística. Um estudo feito pelo Comitê do Centro Administrativo revelou que os gastos com aluguel são altos.

A Prefeitura de Ribeirão Preto gasta quase R$ 330 mil por mês para a locação de imóveis – aproximadamente R$ 4 milhões ao ano. Só as secretarias de Planejamento, Administração, Fazenda, Educação e Assistência Social somam, mensalmente, R$ 70.976,17.

O prédio

Localizado em uma área de 106 mil m² na Avenida Paschoal Innechi, o empreendimento com 30 mil m² construídos abrigará a Prefeitura, todas as secretarias e autarquias do município.

Além das repartições públicas, o anteprojeto do Centro Administrativo prevê a construção de restaurante, praça de alimentação, agência bancária, biblioteca, espaço kids, estacionamentos, dois auditórios e quadras poliesportivas. Somente as "áreas de uso diverso", destinadas, no geral, à população, terão 8,8 mil m².

De modo geral, o espaço utilizado pelo prefeito será de 472 m². O mesmo espaço que um apartamento na cobertura de um edifício na região da Avenida Professor Fiúsa ocupa, em média. A área do chefe do Executivo será dividida da seguinte forma:

Sala do prefeito, sala com mesa de trabalho e sofás para oito lugares, sala de reuniões para dez pessoas e um banheiro, 100m²; sala dos secretários, 32 m²; sala dos assistentes, 30 m²; recepção, 20 m²; sala de espera, 70 m²; salão nobre, 150 m²; sala da assessoria do prefeito (coordenadoria de projetos), 50 m²; relações exteriores, 20 m².

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Imagem: Prefeitura

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