Projeto inédito sobre segurança pública apresenta resultados em congresso em Ribeirão Preto

Projeto inédito sobre segurança pública apresenta resultados em congresso em Ribeirão Preto

USP de Ribeirão Preto é uma das 12 universidades envolvidas e coordena o projeto de Criminologia, cujo resultado será apresentado em evento de 7 a 9 de dezembro

Depois de quatro anos de atividades e estudos realizados por equipes de 12 universidades da Europa e da América Latina, o projeto SuCCESS encerra um ciclo de colaboração intercontinental sobre o tema da Criminologia e da Segurança Pública. Um projeto importante, principalmente para a América Latina e o Brasil, onde os dados obtidos são ainda mais necessários em razão da alta incidência de violência, e onde a Criminologia não existe como carreira acadêmica e profissão independente, mas apenas como disciplina de outros cursos. 

 

O resultado desses intensos quatro anos, que envolveu mais de uma centena de acadêmicos de cinco países (Brasil, Peru, Colômbia, Portugal e Espanha), será resumido no Congresso de Encerramento do Projeto SuCCESS, a ser realizado nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, no auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, com a participação de convidados da Colômbia, Peru, Brasil, Portugal, Espanha, Suíça e EUA. 

 

Cidade-sede de importante Região Metropolitana do Estado de São Paulo, o município foi escolhido para sediar o encerramento, porque a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP é a coordenadora do projeto, que tem financiamento do Erasmus, programa europeu de fomento de ações dessa natureza.

 

Titular do Departamento de Psicologia da FFCLRP, a professora Marina Rezende Bazon também coordena o SuCCESS e, na abertura do congresso, nesta quinta-feira, 7, vai expor os principais resultados dos quatro anos de intercâmbio do projeto, que será disponibilizado na íntegra em uma plataforma on-line. “Os resultados permitirão que a gente dê continuidade aos cursos superiores de Criminologia que já começaram a ser elaborados e estão em implementação nas seis instituições universitárias sul-americanas envolvidas, incluindo o Brasil”, afirmou a docente da USP de Ribeirão Preto. 


PRESENÇAS INTERNACIONAIS


Os três dias de evento em Ribeirão Preto contarão com celebridades acadêmicas de vários países, com destaque para Marcelo Aebi e Rosemary Barberet. 
 

Nascido e criado na Argentina, onde fez mestrado e doutorado em Criminologia, Marcelo Aebi é, hoje, Professor Titular de Criminologia da Universidade de Lausanne, na Suíça. Neste país, também atua como Secretário Executivo da Sociedade Europeia de Criminologia (ESC), como consultor especialista do Annual Penal Statistics (SPACE) e chefe do grupo de especialistas das edições do European Sourcebook of Crime and Criminal Justice Statistics (para o Conselho da União Europeia).

 

Já Rosemary Barberet nasceu nos EUA, se formou em Criminologia na Universidade de Maryland, mas iniciou sua carreira acadêmica na Europa (Espanha e Inglaterra). Hoje, é professora do Departamento de Sociologia do John Jay College of Criminal Justice (NY/EUA). Ela recebeu inúmeras condecorações e prêmios como, por exemplo, o Saltzman Award for Practice e o Sarah Hall Award for Service Contributions da Divisão “Women and Crime” da American Society of Criminology.
 

Além deles, participarão do congresso Raquel Matos (UCP/Portugal), Yeni Cruz (UNMSM/Peru), Jinyola Blanco (UAN/Colômbia), Pedro Sousa (UP/Portugal), Clarissa Mendonça Corradi-Webster (USP/Brasil), Hugo Morales (UP; UNMSM), Marina Rezende Bazon (USP/Brasil), Ruth Estevão (USP/Brasil) e Sonia Regina Pasian (USP/Brasil).


Foto: Divulgação Jornal USP Ribeirão Preto

Compartilhar: