Projeto “Pedalando para o Futuro” retoma as atividades em Ribeirão Preto

Projeto “Pedalando para o Futuro” retoma as atividades em Ribeirão Preto

Iniciativa, que terá início nesta segunda-feira, 30, tem como principal objetivo promover a educação no trânsito, utilizando a bicicleta como meio de ensino para crianças de 5 a 12 anos

O projeto “Pedalando para o Futuro”, que tem como objetivo promover a educação no trânsito para crianças de 5 a 12 anos, retoma as atividades em Ribeirão Preto nesta segunda-feira, 30.

 

A primeira etapa ocorrerá na EMEF Anísio Teixeira, que abrigará as ações do projeto por três semanas: de 30/09 a 04/10, de 07/10 a 11/10 e de 14/10 a 18/10.

 

Além da EMEF Anísio Teixeira, o “Pedalando para o Futuro” visitará outros nove locais em Ribeirão Preto, incluindo escolas municipais e centros assistenciais, até o dia 28 de março de 2025.

 

Inicialmente, as outras sedes do projeto incluem a CEMEI Prof Eduardo Romualdo, SCFV Marchesi / SCFV Horto Municipal, Alvorada, CEJA, Casinha Azul, Casa das Mangueiras, Associação São Francisco de Assis – GEWO Haus, SCFV Bonfim Paulista e CEMEI João Gilberto Sampaio.

 

Antes de chegar a Ribeirão Preto, a edição atual do “Pedalando para o Futuro” passou por Brodowski, Jardinópolis e Barretos, onde as atividades foram realizadas no Hospital de Amor.

 

O “Pedalando para o Futuro” tem como principal meta promover a educação no trânsito, cidadania e sustentabilidade, utilizando a bicicleta como meio de ensino para crianças.

 

Os pequenos aprendem sobre leis de trânsito, sinalizações, faixas de pedestres, semáforos e todas as regras (manuais) que os ciclistas devem seguir, além de conceitos como o respeito aos mais velhos e às crianças.

 

Após uma semana de aulas, que acontecem no contraturno escolar, elas recebem uma simbólica carteira de habilitação. “O principal objetivo do projeto é introduzir noções de educação no trânsito de maneira lúdica. Ensinamos os pequenos a respeitarem placas, faixas de pedestre e sinalizações, e, acima de tudo, a usar a bicicleta corretamente, respeitando as leis de trânsito. Acredito que a infância é o melhor momento para enraizar essa educação”, afirmou Gustavo Plotze, coordenador do “Pedalando para o Futuro”.

 

Desde o início, em 2013, o projeto já beneficiou 17.402 crianças.

 

A iniciativa conta com apoio institucional da Secretaria Municipal de Assistência Social e Educação de Ribeirão Preto, da Secretaria Municipal de Educação de Jardinópolis, da Secretaria Municipal de Educação de Brodowski e do Instituto Sociocultural do Hospital de Amor de Barretos. A realização é feita pela Associação Terra de Ciclismo, através da Lei de Incentivo ao Esporte, com o Ministério do Esporte e o Governo Federal.


Foto: João Victor Cristovão

Compartilhar: