PróUrbano inicia obras de estação na Praça das Bandeiras

PróUrbano inicia obras de estação na Praça das Bandeiras

Equipe contratada pelo Consórcio PróUrbano deu início às obras na tarde desta terça-feira, 5; Arquidiocese organiza manifestação contra as obras

O consórcio PróUrbano deu início às obras para edificação da plataforma na Rua Visconde de Inhaúma na tarde desta terça-feira, 5. Conforme anunciado na semana passada, a prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da secretaria municipal de Obras Públicas, emitiu nesta segunda-feira, 4, a ordem de serviço para o início das obras.

Com a implantação da plataforma, o ponto que existe ao lado da Catedral, na rua Visconde de Inhaúma, será desativado.

A nova estação a ser instalada na Rua Visconde de Inhaúma atenderá a 7 linhas, com frequência de 23 ônibus por hora, e uma demanda estimada em 5 mil passageiros por dia.

Opinião

Ao todo serão cinco plataformas instaladas no entorno da Praça das Bandeiras e a realização das obras no entorno, contudo, divide opiniões. Os comerciantes da região comemoram o investimento. “A instalação dos terminais da Jerônimo Gonçalves melhoraram aquela região. Tanto em segurança como em comodidade para dos usuários do transporte”, destaca um comerciante que preferiu não se identificar.

Transeuntes que passavam pelo local olhavam curiosos para o cercado que anunciava as obras. “Eu não quero que a Catedral sofra. Se for para destruir o patrimônio histórico eu sou contra, mas, se for para o bem dos usuários do transporte eu sou à favor dos novos terminais”, pondera a diarista Inêz Helena dos Santos.

Projeto

A Transerp, Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto, revela que a instalação de estações de embarque pré-pago na Praça das Bandeiras tem como objetivo agilizar as operações de embarque e, em consequência, reduzir em até dez vezes o tempo de permanência dos ônibus nos pontos de parada com maior concentração de usuários, evitando as filas de coletivos junto a esses locais.

Em relação ao valor da execução do projeto, a Secretaria Municipal de Obras informa que cada plataforma custará cerca de R$ 1 milhão.

Prazo

A equipe do Portal Revide entrou em contato com o Consórcio PróUrbano sobre a previsão para a conclusão das obras da Estação na Rua Visconde de Inhaúma, mas, até o fechamento da reportagem não obteve retorno.

Manifestação

Do outro lado da rua, em frente à Catedral Metropolitana de São Sebastião, cartazes contra a prefeita Dárcy Vera (PSD) foram colocados em protesto à decisão do executivo. “A prefeitura não pode fazer isso”, lamenta uma fiel que não quis se identificar e que estava no local no momento em que a equipe do Portal Revide registrava os cartazes.

O arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, emitiu um documento em que convoca párocos, diácono e a sociedade civil para participarem de uma manifestação na Praça Barão do Rio Branco, em frente à prefeitura de Ribeirão Preto, neste domingo, 10.
 

Foto: Bruno Silva

Compartilhar: