Reajustes na água e na luz fazem inflação em Ribeirão ser de 0,8%
Reajustes na água e na luz fazem inflação em Ribeirão em março ser de 0,8%

Reajustes na água e na luz fazem inflação em Ribeirão ser de 0,8%

O IPC da Acirp apontou elevação dos preços no terceiro mês do ano

O índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Associação Comercial e Industrial (Acirp) em Ribeirão Preto no mês de março teve inflação de 0,8%, e um dos principais influenciadores no aumento do custo de vida do município foram os reajustes nas tarifas de água e esgoto no início deste ano, chegando a 12,3%.

A Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, que investiga supostas fraudes para adulteração de carnes e embutidos, deflagrada no último mês, também impactou nos preços. Isso porque a carne bovina era comercializada 0,8% mais barata, assim como os seus derivados, que caíram 0,2%.

No geral, o setor de alimentação ficou 0,43% mais caro no último mês, porém alimentos básicos como arroz (-0,6%), feijão (-0,5%) e açúcar (-4,7%) ficaram mais em conta, com o café apresentando alta de 2,8%.

Os itens de transporte apresentaram aumento de 1%, em especial, em razão da elevação dos preços de comercialização de automóveis usados (7%), entretanto, os combustíveis - etanol (-5,2%) e gasolina (-1,55) - ficaram mais baratos. No ano, a inflação acumulada é de 2%, sendo nos últimos 12 meses o aumento acumulado do IPC em Ribeirão Preto é de 5,4%. Já nos produtos monitorados, que são referentes à prestação de serviços, como de advogados, comunicação e assessorias, a elevação em março foi de 1,2%, com acúmulo no ano de 7,2%.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: