Receita Federal prevê que Ribeirão Preto receba mais de 177 mil declarações de imposto de renda

Receita Federal prevê que Ribeirão Preto receba mais de 177 mil declarações de imposto de renda

O valor é semelhante ao de 2020, mas pode ocorrer uma variação de 2% para mais ou para menos

Na manhã desta segunda-feira,1º, se iniciou o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021. A expectativa é que em Ribeirão Preto sejam declarados 177.248 impostos de renda, esse valor é semelhante ao de 2020, sendo possível ocorrer uma variação de 2% para mais ou para menos. 

Quem se atrasar para a entrega, pagará uma multa do valor mínimo de R$ 165,74, significando 1% sobre o imposto devido ao mês, ou máximo de 20% do imposto devido. Lembrando que o prazo para as empresas, instituições financeiras e planos de saúde fornecerem os comprovantes de rendimentos acabou na sexta-feira, 26.  

O prazo para que seja feita a declaração é até as 23h59 do dia 30 de abril, pelo horário de Brasília, e os cinco lotes de restituição, e os reembolsos serão pagos nas seguintes datas: 

1º lote: 31 de maio  

2º lote: 30 de junho 

3º lote: 30 de julho  

4º lote: 31 de agosto 

5º lote: 30 de setembro 

Em todo o Brasil, são esperadas cerca de 32 milhões de declarações dentro do prazo. E no Estado de São Paulo, estima-se cerca de 10,3 milhões de declarações. 

O programa para preenchimento da declaração pode ser baixado em computadores ou celulares através do site da Receita Federal

Novas regras

Uma das novas regras para a entrega da declaração do Imposto de Renda é a obrigatoriedade em declarar o auxílio emergencial para quem recebeu mais de R$ 22.847,76 em outros rendimentos tributáveis, e a criação de três campos na ficha “Bens e direitos” para o contribuinte informar criptomoedas, além de outros ativos eletrônicos. O contribuinte deve juntar recibos, como de aluguéis, pensões, prestações de serviços, e notas fiscais, para serem usadas para comprovar deduções. 


Imagem: Freepik

Compartilhar: