Recém-nascida engasga e é encaminhada à UPA
Recém-nascida engasga e é encaminhada à UPA

Recém-nascida engasga e é encaminhada à UPA

O incidente ocorreu na manhã da última sexta-feira, 13, em Ribeirão Preto

Uma recém-nascida, de oito dias engasgou e foi socorrida por duas viaturas do Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto, às 7h da última sexta-feira, 13, na Rua Jundiaí, no Jardim Aeroporto, Zona Norte da cidade.

Encaminhada ao hospital para atendimentos, a direção da UPA informou que a paciente chegou à unidade acompanhada pela mãe e pelos socorristas. Ela foi avaliada pelo pediatra e já não estava mais engasgada.

A criança foi liberada com orientações e passa bem.

Prevenção contra engasgo

Refluxo é o maior medo de todas as pessoas que hesitam em colocar o bebê de barriga para cima na hora do sono.  Contudo, pesquisas mostram que mesmo em crianças com este problema, esta posição é a mais segura. Não há aumento de morte por engasgo.

Para garantir ainda mais segurança ao bebê, além de colocá-lo para dormir de barriga para cima, mantenha a cabeceira do berço elevada em 15 graus e evite uso de travesseiros. Colocar um tijolo em cada pé da cabeceira do berço pode ser uma solução simples, prática e barata.

As dicas da Organização Mundial da Saúde para prevenção de engasgos em crianças abaixo de um ano são amamentação em local tranquilo e deixar a criança na posição vertical por cerca de meia hora após a mamada. Ambas deixam os pequenos mais tranquilos, o que evita possíveis problemas.


Foto: Divulgação

Compartilhar: