Região de Ribeirão Preto registra cerca de 40 queimadas por dia
Já são mais de três meses de seca em Ribeirão Preto, sem registros de chuvas desde maio

Região de Ribeirão Preto registra cerca de 40 queimadas por dia

Dados são da Secretaria do Meio Ambiente de Ribeirão, que registrou aproximadamente 1.200 ocorrências em julho

A Secretaria do Meio Ambiente de Ribeirão Preto afirmou que cerca de 1.200 ocorrências de queimadas foram registradas em toda a região somente no mês de julho, o que representa uma média de 40 casos por dia. Já são mais de três meses de seca em Ribeirão Preto, sem registros de chuvas desde maio.

O número é bem superior ao compilado em julho do ano passado, quando por volta de 200 casos de queimadas foram confirmados na região. “Além do período de estiagem que favorece as queimadas, muitas dessas ocorrências são causadas por pessoas de má índole, que deliberadamente iniciam o fogo nas matas e prejudicam a natureza”, diz Otávio Okano, engenheiro e secretário do Meio Ambiente em Ribeirão Preto.

A secretaria confirmou que reuniões estão sendo feitas pela prefeitura, envolvendo agentes fiscais e prefeitos da região, com o objetivo de agilizar o procedimento de conter focos de incêndio.

De acordo com Sebastião Bonadio, engenheiro da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), focos de incêndio na área rural podem ser extremamente difíceis de controlar. “O acesso às áreas rurais geralmente não é adequado e atrasa o atendimento dos bombeiros, prolongando as queimadas na vegetação”, conta o engenheiro.

O plano dos agentes fiscais e da Prefeitura de Ribeirão Preto é aumentar o número de veículos com água e contar com uma maior colaboração das prefeituras regionais, abrangendo a capacidade e a eficácia dos bombeiros ao serem acionados.


Foto: Divulgação

Compartilhar: