Regiões de Ribeirão e Franca tiveram mais de 6 mil ligações de energia clandestinas em 2022

Regiões de Ribeirão e Franca tiveram mais de 6 mil ligações de energia clandestinas em 2022

CPFL Paulista realizou mais de 57 mil inspeções em 63 municípios; em algumas cidades, como Ribeirão Preto e Barretos, a quantidade de “gatos” diminuiu

A CPFL Paulista encontrou mais de seis mil ligações clandestinas de energia, os populares "gatos", nas regiões de Ribeirão Preto e Franca em 2022. 

 

Embora Ribeirão Preto tenha apresentado queda, em relação a 2021, a cidade segue liderando o ranking com 2.246 ligações regularizadas em 2022. Na sequência, aparecem Franca (769) e Sertãozinho (548). Enquanto alguns municípios apresentaram queda, outros tiveram mais casos de ligações desfeitas, caso de Jaboticabal e Jardinópolis.

 

“Fizemos mais de 57 mil inspeções em campo. Essas verificações são cada vez mais assertivas, já que partimos de uma base de dados que nos indica endereços onde possivelmente a prática está presente. Além das inspeções, seguiremos trabalhando, em tecnologias e sistemas cada vez mais robustos e integrados”, comenta Victor Rios Silva, gerente de Recuperação de Energia da CPFL Energia.  

 

Confira a lista das dez cidades com mais casos de ligações clandestinas desfeitas, em 2022, nas regiões de Ribeirão Preto e Franca:
 


Ao fazer uma ligação clandestina, o morador coloca em risco a sua vida, a da família e a dos vizinhos. Isso porque o “gato” não segue qualquer padrão de segurança da rede elétrica. Em geral, ele é feito com fios, relógios e disjuntores adulterados, sem a certificação do Inmetro. Além disso, o risco de oscilações no fornecimento de energia, curto-circuito e incêndio é constante porque as ligações irregulares podem causar sobrecarga na rede elétrica. 

 

O combate às fraudes e ao furto de energia também é importante pelo aspecto comercial. Parte da energia furtada é reconhecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no cálculo da tarifa, ou seja, os demais clientes, com fornecimento e conta regulares, acabam pagando parte do valor que deixou de ser pago pelos fraudadores. 

 

Denúncia e tipificação criminal

 

Clientes da CPFL podem contribuir de forma sigilosa, para o combate às irregularidades. As denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para Android e iOS, pelo site, ou pelo e-mail [email protected]. As denúncias são anônimas e ajudam a companhia a identificar locais que estejam praticando fraudes na ligação de energia. 

 

O furto de energia é crime previsto no Código Penal brasileiro. A pena pode chegar a oito anos de prisão. Sempre que constatada fraude, a empresa preenche um Termo de Ocorrência de Inspeção (TOI) e, na sequência, calcula a quantidade de energia que deixou de passar pelo medidor do local. Assim, estabelece o valor correspondente, que deverá ser pago à distribuidora. 
 


Foto: Pixabay (foto ilustrativa)

Compartilhar: