Registros de caso de estupro atingem maior marca em Ribeirão Preto, diz SSP
Segundo a SSP, foram 39 casos registrados nos primeiros meses de 2018; secretário diz que crime é “difícil de combater”

Registros de caso de estupro atingem maior marca em Ribeirão Preto, diz SSP

Foram 39 casos registrados no município nos três primeiros meses de 2018

O primeiro trimestre de 2018 atingiu a maior quantidade de casos de estupros registrados em Ribeirão Preto desde que a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo passou a divulgar as ocorrências, em 2002. Para secretário da pasta, Mágino Alves Barbosa Filho, o crime é um dos mais difíceis de se combater, por ocorrer, na maioria das vezes, dentro de casa.

As estatísticas da segurança estadual, que foram publicadas na quarta-feira, 25, apontam que foram registrados 39 casos de estupro em Ribeirão Preto nos três primeiros meses do ano. Em março, foram nove casos comunicados no município, sendo que a maioria (seis casos no mês e 25 no trimestre) foi constituída de ocorrências de violência registradas contra vulneráveis, ou seja, menores de idade, idosos ou pessoas com algum tipo de deficiência.  

O secretário da Segurança Pública comentou a situação e afirmou que esse tipo de crime é difícil para combater por “ocorrer entre quatro paredes”, já que ele aponta 79% dos casos a violência foi cometida por pessoas próximas, sendo familiares ou conhecidos da família.

“Mesmo após o crime, a gente pode propor uma medida protetiva, por exemplo. O que sentimos é que as notificações aumentaram e isso é bom para a gente poder mapear esse tipo de crime”, declarou o secretário na divulgação dos dados.

Os registros de estupro têm aumentado em Ribeirão Preto nos últimos anos. No primeiro trimestre de 2017, foram 29 casos comunicados. No início de 2016, foram 21, ante 16, nos três primeiros meses de 2015. Em 2014, foram 15 ocorrências. O maior número de casos registrados, anteriormente, havia sido em 2013, com 31 ocorrências.

Furtos de carros também aumentam

Além disso, a quantidade de furtos de carros também aumentou. Nos três primeiros meses do ano, foram 412 casos registrados, ante 369, no mesmo período de 2017. Ao todo, foram 157 ocorrências no mês de março. No entanto, o roubo de veículos diminuiu. Foram 178 casos em 2018, sendo 62 no mês passado.

Já os registros de roubo diminuíram, passando de 1.088 ocorrências para 833 casos comunicados nos três primeiros meses do ano – 274 no mês de março. Foram registrados, ainda, 2.473 furtos, sendo 808 no terceiro mês do ano.


Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Compartilhar: