Renovação de CNH pode ser feita por agendamento no PoupaTempo
Atendimento para renovação de CNH é feito por meio de agendamento no portal do PoupaTempo

Renovação de CNH pode ser feita por agendamento no PoupaTempo

Para os motoristas que permanecem em Ribeirão Preto, a regularização do documento pode ser realizada pelo portal ou aplicativo

Os motoristas de Ribeirão Preto e região que mudaram de endereço, mas permanecem na mesma cidade, podem realizar a regularização da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por meio do portal ou do aplicativo PoupaTempo, sem a necessidade do atendimento presencial. Porém, diferente das mudanças municipais, para a transferência interestadual, é exigido que seja feita uma nova coleta biométrica de foto, digitais e assinatura, procedimento realizado durante o atendimento presencial. 

Segundo Murilo Macedo, diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, que administra o Poupatempo – os serviços do Detran.SP são responsáveis pela maioria dos atendimentos realizados pelo Poupatempo. "Trabalhamos diariamente para viabilizar o acesso de toda a população, mediante agendamento, ou de maneira online, com os 140 serviços oferecidos nos canais digitais do programa”.

Para realizar a transferência da CNH no atendimento presencial, é necessário que seja feito o agendamento on-line, escolhendo a opção "transferência de CNH". No dia e hora marcada, o cidadão deve comparecer pessoalmente à unidade escolhida, apresentando a habilitação anterior, RG, CPF e comprovante de endereço, sendo os documentos originais e cópias impressas. Se por acaso a CNH foi retida em alguma fiscalização, é obrigatório a apresentação da guia de apreensão ou recolhimento. 

Se a CNH estiver com a validade vencida, o cidadão poderá fazer a transferência e a renovação do documento. Nesse caso, será preciso realizar o exame médico e, se desejar incluir a sigla Exerce Atividade Remunerada (EAR), fazer ainda o exame psicotécnico. As indicações dos profissionais que realizarão os exames serão passadas na hora do agendamento ou durante o atendimento no Poupatempo. Condutores com CNH de categorias C, D ou E também devem realizar o exame toxicológico.  

Após o pagamento das taxas, é possível acompanhar a emissão da nova carteira de habilitação através dos canais eletrônicos do Poupatempo. O documento vai ser enviado pelos Correios no novo endereço de cadastro junto ao Detran.SP. 

* Com informações do Governo do Estado de São Paulo

Leia mais:

Três cidades da região de Ribeirão Preto receberão unidades do Poupatempo


Imagem: Revide

Compartilhar: