Retrospectiva: confira as notícias mais lidas no Portal Revide em 2021

Retrospectiva: confira as notícias mais lidas no Portal Revide em 2021

Combate à pandemia e avanço da vacinação contra a Covid-19 marcaram o ano de 2021 

Durante o ano de 2021, em Ribeirão Preto, as medidas de combate à pandemia do coronavírus e o avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 marcaram o ano em Ribeirão Preto. Confira a retrospectiva do Portal Revide com as notícias mais lidas deste ano: 

Fase vermelha em Ribeirão Preto
Foto: Paulo Apolinário
Em janeiro, em coletiva de imprensa realizada no Palácio Rio Branco, a Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou os serviços permitidos de funcionar no município após o rebaixamento da cidade à fase vermelha do Plano São Paulo.

Durante o anúncio, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) projetou as próximas duas semanas a partir da estabilização na curva de casos e óbitos de Covid-19.

Vacinação contra a Covid-19

Em fevereiro de 2021, o calendário municipal de vacinação contra a Covid-19 de Ribeirão Preto foi alterado. Em nota, a secretaria municipal declarou que seguirá o calendário estadual de vacinação, por conta da distribuição gradual dos imunizantes.

Prefeitura decreta lockdown em Ribeirão Preto 

Na quarta-feira, dia 17 de março, a Prefeitura de Ribeirão Preto declarou lockdown por cinco dias, quando o transporte coletivo ficou suspenso em função de uma elevação progressiva no número de óbitos na cidade.

A cidade chegou a atingir 100% de ocupação nos leitos públicos, e 95% de ocupação nos leitos de UTI particulares.

Destaque na pesquisa de vacinas contra a Covid-19 

Reconhecido polo nacional de saúde, em abril Ribeirão Preto assumiu papel de protagonista na vacinação e no combate à Covid-19 no país

Além do auxílio no Projeto S, estudo inédito de vacinação em massa da população de Serrana, Ribeirão Preto também tem relação com a vacina ButanVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan que tem como diretor o hematologista Dimas Covas Tadeu, professor titular na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e presidente do Hemocentro da cidade.

Fase Emergencial Restritiva 

Em maio, a Prefeitura de Ribeirão Preto decretou "Fase Emergencial Restritiva" na cidade, para tentar conter o avanço da pandemia no município. Durante o período, o transporte coletivo e supermercados não funcionaram.

Festa junina clandestina

Foto: Arquivo Pessoal
Em junho, a Prefeitura realizou quatro autuações por descumprimento das normas sanitárias contra a Covid-19 em festas com aglomerações em Ribeirão Preto

Foram autuadas uma festa junina no Recreio Anhanguera, uma festa no Recanto das Palmeiras e duas festas irregulares na Alameda Rio Pardo. Em uma dessas festas, havia a presença de menores de idade, que foram encaminhados ao conselho tutelar. Também foi encontrada uma van de 14 lugares com 23 pessoas dentro, com placas de Bebedouro. O veículo foi encaminhado para a delegacia.

Parque Olhos D´Água é interditado

Foto: Arquivo Pessoal

Em julho, a Secretaria Municipal da Saúde de |ribeirão Preto, após receber notificações de frequentadores, constatou a presença de um grande número de capivaras circulando pela área do Parque Olhos D'Água, caracterizando elevado risco de transmissão de febre maculosa. 

O parque foi fechado até que seja implantado um plano de manejo dos animais. 

Manifestantes trocam nomes de ruas, praças e rodovias

Foto: Arquivo Pessoal

No sábado, dia 14 de agosto, o grupo Juntos, frente nacional de jovens, trocou os nomes de ruas, avenidas e praças de Ribeirão Preto. Segundo o coletivo, os nomes que fazem homenagens a ditadores e racistas foram substituídos

Incêndio de grandes proporções em Batatais
Foto: Reprodução Redes Sociais

Em setembro, um incêndio de grandes proporções atingiu a área rural do município de Batatais. O fogo avançou para as proximidades dos bairros Jardim Canadá, Jardim Veneza e Altino Arantes.

Lojistas orientados pela Associação Comercial e Empresarial de Batatais (ACEB) fecharam as portas por conta da fumaça. 

Porcada 77 e RP Hall são demolidos
Foto: @BrunoGarcia_Fotografia/ Festas em Ribeirão

Em outubro, os prédios onde funcionavam as antigas casas de shows Porcada 77 e RP Hall, no Jardim Mosteiro, na zona Norte de Ribeirão Preto, foram demolidos

O Porcada 77 anunciou o fim das atividades em dezembro de 2019. Já o RP Hall encerrou a operação em setembro de 2017, após nove anos de funcionamento. As casas eram pontos tradicionais na cidade e ganharam destaque pelos shows de grandes nomes da música que receberam durante o tempo de funcionamento. 

15 lugares para aproveitar a natureza na região de Ribeirão Preto
Em novembro, o Portal Revide selecionou 15 lugares na região para aproveitar a natureza. 

Vereador retira crítica a Papai Noel gay da Noruega
Foto: Reprodução

No último mês do ano, o vereador André Rodini (Novo) solicitou a derrubada da moção de repúdio aos Correios da Noruega pelo comercial com o Papai Noel gay. O requerimento protocolado na Câmara Municipal dos Vereadores de Ribeirão Preto argumenta que o parlamentar teve um "reposicionamento do entendimento". A moção de repúdio de autoria do vereador André Rodini havia sido aprovada pela Câmara. 

A peça publicitária celebra os 50 anos do fim da lei que proibia o casamento homoafetivo na Noruega. A campanha chamada de “Quando Harry Conhece Noel”, mostra como Harry, um homem gay, encontra acidentalmente Noel em sua casa na véspera de Natal.


Imagem: Revide 

Compartilhar: