Prefeitura de Ribeirão Preto quer gerar empregos por meio do turismo
Nesta quinta-feira, 27, foi sancionada a Lei que institui o Plano Municipal de Turismo na cidade
A Prefeitura de Ribeirão Preto quer fomentar a geração de empregos na cidade por meio do turismo. Com eventos que atraem pessoas de diferentes lugares do País, como a Agrishow, João Rock e rodeios, a cidade estimula o setor para que, desta forma, sejam gerados mais empregos para a população.
Essa estratégia foi regulamentada na quinta-feira, 27, em solenidade no Palácio Rio Branco, com a sanção da Lei que institui o Plano Municipal de Turismo (PMT) de Ribeirão Preto. Segundo o prefeito, Duarte Nogueira (PSDB), a determinação pretende gerar empregos em diversas áreas da cidade.
“Com o plano, toda área hoteleira, partes das prestações de serviços, locação de carros, bares, restaurantes, shoppings, o comércio, entre outros, tendem a se beneficiarem. Quanto mais incentivarmos o turismo, mais essas atividades também serão estimuladas. Dessa forma, teremos mais oportunidades de gerar empregos”, declarou.
Além de incentivar a criação de postos de trabalho, o plano tem como objetivo valorizar a cultura e história ribeirãopretanas. “Temos a meta de incentivar a criatividade, a inovação, o uso de tecnologia e levar as coisas boas da nossa cidade, até como exemplo e vitrine, para outros municípios”, disse Nogueira.
Para que o crescimento de empregos seja efetivo, estipula-se como objetivos para do PMT, no projeto de Lei nº 180: “[...] pensar, planejar e empreender cooperativamente o turismo, como vetor de sustentabilidade do desenvolvimento municipal; [...] aumentar a demanda turística e ampliar o tempo de permanência e a satisfação do turista no município [...]”.
O plano também pretende possibilitar a Ribeirão Preto a classificação de Município de Interesse Turístico (MIT). Para o secretário de turismo da cidade, Edmilson Domingues, a cidade tem grande potencial de atrativos turísticos. “Nós temos em Ribeirão Preto 81 empreendimentos entre hotéis e pousadas, além de três estádios, 28 salas de cinema, 30 espaços de entretenimento e lazer, e 22 locadoras de automóveis, o que fortalece nosso cenário”, explicou.
Confira quais são os objetivos do projeto, na íntegra:
Art. 3º. São objetivos do Plano Municipal de Turismo:
I – pensar, planejar e empreender cooperativamente o turismo, como vetor de sustentabilidade do desenvolvimento municipal;
II – ser um destino de turismo competitivo a nível nacional e internacional, reconhecido por nossas práticas sustentáveis, inovadoras e pela hospitalidade local;
III – viabilizar e estabelecer ações e projetos convergentes entre o turismo e a cultura, valorizando a história, a cultura e os costumes locais;
IV – aumentar a demanda turística e ampliar o tempo de permanência e a satisfação do turista no município;
V – apoiar fortemente o acréscimo, a qualidade e a diversificação dos atrativos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turista;
VI – identificar o posicionamento de Ribeirão Preto no cenário turístico atual;
VII – auxiliar a identificação dos segmentos turísticos locais e a correta alocação de recursos;
VIII – buscar uma gestão democrática, participativa, integrada e transparente.
Sob supervisão de Marina Aranha.
Foto: João Camargo