Prefeitura de Ribeirão Preto quer gerar empregos por meio do turismo
Confira alguns dos objetivos do programa da administração municipal

Prefeitura de Ribeirão Preto quer gerar empregos por meio do turismo

Nesta quinta-feira, 27, foi sancionada a Lei que institui o Plano Municipal de Turismo na cidade

A Prefeitura de Ribeirão Preto quer fomentar a geração de empregos na cidade por meio do turismo. Com eventos que atraem pessoas de diferentes lugares do País, como a Agrishow, João Rock e rodeios, a cidade estimula o setor para que, desta forma, sejam gerados mais empregos para a população.

Essa estratégia foi regulamentada na quinta-feira, 27, em solenidade no Palácio Rio Branco, com a sanção da Lei que institui o Plano Municipal de Turismo (PMT) de Ribeirão Preto. Segundo o prefeito, Duarte Nogueira (PSDB), a determinação pretende gerar empregos em diversas áreas da cidade.

“Com o plano, toda área hoteleira, partes das prestações de serviços, locação de carros, bares, restaurantes, shoppings, o comércio, entre outros, tendem a se beneficiarem. Quanto mais incentivarmos o turismo, mais essas atividades também serão estimuladas. Dessa forma, teremos mais oportunidades de gerar empregos”, declarou.

Além de incentivar a criação de postos de trabalho, o plano tem como objetivo valorizar a cultura e história ribeirãopretanas. “Temos a meta de incentivar a criatividade, a inovação, o uso de tecnologia e levar as coisas boas da nossa cidade, até como exemplo e vitrine, para outros municípios”, disse Nogueira.

Para que o crescimento de empregos seja efetivo, estipula-se como objetivos para do PMT, no projeto de Lei nº 180: “[...] pensar, planejar e empreender cooperativamente o turismo, como vetor de sustentabilidade do desenvolvimento municipal; [...] aumentar a demanda turística e ampliar o tempo de permanência e a satisfação do turista no município [...]”.

O plano também pretende possibilitar a Ribeirão Preto a classificação de Município de Interesse Turístico (MIT). Para o secretário de turismo da cidade, Edmilson Domingues, a cidade tem grande potencial de atrativos turísticos. “Nós temos em Ribeirão Preto 81 empreendimentos entre hotéis e pousadas, além de três estádios, 28 salas de cinema, 30 espaços de entretenimento e lazer, e 22 locadoras de automóveis, o que fortalece nosso cenário”, explicou.

Confira quais são os objetivos do projeto, na íntegra:

Art. 3º. São objetivos do Plano Municipal de Turismo:
I – pensar, planejar e empreender cooperativamente o turismo, como vetor de sustentabilidade do desenvolvimento municipal;
II – ser um destino de turismo competitivo a nível nacional e internacional, reconhecido por nossas práticas sustentáveis, inovadoras e pela hospitalidade local;
III – viabilizar e estabelecer ações e projetos convergentes entre o turismo e a cultura, valorizando a história, a cultura e os costumes locais;
IV – aumentar a demanda turística e ampliar o tempo de permanência e a satisfação do turista no município;
V – apoiar fortemente o acréscimo, a qualidade e a diversificação dos atrativos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turista;
VI – identificar o posicionamento de Ribeirão Preto no cenário turístico atual;
VII – auxiliar a identificação dos segmentos turísticos locais e a correta alocação de recursos;
VIII – buscar uma gestão democrática, participativa, integrada e transparente.


Sob supervisão de Marina Aranha. 


Foto: João Camargo

Compartilhar: