Ribeirão Preto é a segunda cidade de São Paulo com mais furtos de motocicletas
Cerca de 870 motocicletas foram levadas por criminosos no último ano em Ribeirão Preto

Ribeirão Preto é a segunda cidade de São Paulo com mais furtos de motocicletas

Em todo o Estado, cerca de 31 mil motos foram roubadas em 2019

Dentre as 645 cidades do Estado de São Paulo, Ribeirão Preto é a segunda que registrou o maior número de furtos de motocicletas em 2019. Os dados são do Boletim Econômico Tracker-FECAP, que analisa dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Cerca de 870 motocicletas foram levadas por criminosos no município.

Já nos casos de roubo, que é quando há a ação violenta do ladrão, o município aparece na 11ª posição, o que corresponde a 1,63% de todos os roubos do Estado.

No período analisado, a cidade de São Paulo respondeu por 41,9% dos roubos de moto  e por 34,7% dos furtos. Entre os quinze municípios que registram maior número de ocorrências de roubo, apenas três não estão localizados na região da Grande São Paulo: Campinas, Sorocaba e Ribeirão Preto. Dos municípios da Grande São Paulo, excluindo a Capital, 12% das ocorrências são no ABCD.

Ao todo,  31 mil motocicletas foram furtadas ou roubadas entre outubro de 2018 e outubro de 2019 no Estado de São Paulo, uma média de 2,6 mil ocorrências por mês. O número é alto, mesmo com uma queda de 2,58%, quando comparado com o registrado anteriormente.

E o índice cresce em dezembro, mês recordista de roubo e furto de motos. Em dezembro do ano passado,  foram registrados 4 mil eventos, 131 motos por dia, o que representa uma alta de 54% em comparação à média mensal do período.

E há um dado curioso: o clima influencia o aumento dos crimes. “Os últimos três meses do ano apresentaram maior volume de boletins. Mas no caso de roubo, especialmente em dezembro, o índice chega a ser o dobro da média mensal e o mês de novembro fica 50% acima. Julho é o que registra menos eventos. Esses números deixam claro que o fator clima favorece a ação dos bandidos. Ou seja, quanto mais motos na rua, maior a oportunidade para os criminosos”, analisa o coordenador do Núcleo de Pesquisa da FECAP, Erivaldo Costa Vieira.

Roubos aumentam no fim de semana 

Sábados, domingos e feriados são os dias de maior incidência de roubos, com alta já registrada a partir da sexta-feira. No sábado, os números são, em média, 20% maiores que os dias da semana e no domingo o volume de registros fica 30% acima da média. O período da noite é o preferido pelos criminosos (50,1% das ocorrências), seguindo pela madrugada (18,3%).

Já os crimes de furto ocorrem em maior volume nos dias da semana (terça, quarta e quinta), com acentuada redução nos finais de semana. “Os delitos são efetuados em via pública, na grande maioria dos casos, quando as motocicletas estão estacionadas e os proprietários distantes. Por isso, 44% das ocorrências ocorrem durante o dia e 31% à noite, as madrugadas respondem por outros 16,4%”, afirma Erivaldo Costa Vieira, coordenador do Centro de Operações do Grupo Tracker.

Leia mais:
Ribeirão registra dois roubos de motocicleta nessa segunda-feira, 23
 


Foto: Divulgação

Compartilhar: