Com problema no fornecimento, vacina pentavalente está em falta nos postos de Ribeirão Preto

Com problema no fornecimento, vacina pentavalente está em falta nos postos de Ribeirão Preto

A falta do imunizante ocorre em decorrência da reprovação da importação do produto, que era fornecido por um laboratória da Índia

O fornecimento da vacina pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e hemófilo B, foi interrompido no Brasil. Por conta disso, Ribeirão Preto está sendo afetada pela falta do imunizante, que deve ser aplicado em crianças a partir de dois meses. O problema, que também já é sentido em diversos postos do Sistema Único de Saúde do País, deverá se agravar até o final de 2019.  

A Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto informou ao Portal Revide que o medicamento, assim como as demais vacinas, é fornecido pelo Ministério da Saúde. Segundo a pasta, a medicação está em falta no município e não há previsão de chegada. “Em Ribeirão Preto, não recebemos nenhuma dose no mês de agosto/2019”, divulgou em nota.

A suspensão do abastecimento da vacina, segundo o Ministério da Saúde, ocorre em decorrência da reprovação do produto, que apresentou os primeiros problemas no início deste ano. O Instituto Nacional de Qualidade em Saúde (INCQS) desaprovou três lotes da vacina, que era importada da Índia. Em junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reprovou a importação do imunizante.

O ministério afirma que novas compras com outros fornecedores já foram realizadas. Entretanto, a entrega dos produtos ocorrerá de forma escalonada, pois os primeiros carregamentos deverão chegar ao Brasil em novembro. A Saúde destaca que a demora da entrega é causada pela dificuldade na produção.

 


Foto: Divulgação/Vivomaissaudavel

Compartilhar: