Ribeirão Preto é o 19º município mais inteligente do Brasil
Ribeirão Preto é o 19º município mais inteligente do Brasil

Ribeirão Preto é o 19º município mais inteligente do Brasil

Cidade caiu cinco posições em um ano; Estudo propõe troca de informações entre os setores públicos e privados para aumentar eficiência

Ribeirão Preto é o 19º município (com 29,6 pontos) mais inteligente do País, aponta o relatório Smart Cities: cidades do futuro, da consultoria Urban Systems, que avalia a eficiência na utilização de recursos de governos municipais e de empresas, em mais de 700 cidades em todo o Brasil.

Foram levados em consideração 11 fatores para a formação do ranking - mobilidade urbana, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, economia e governança.

E foi no quesito urbanismo que Ribeirão Preto apareceu melhor, já que recebeu a segunda maior nota de todas as cidades avaliadas. O município melhor avaliado no quesito urbanismo foi Maringá-PR, que recebeu 7,92 de nota.

A consultoria deu nota de 7,69, em razão da eficiência na distribuição de água tratada, que alcança 100% dos domicílios, enquanto a média nacional é de 93%; de recolhimento de esgoto, que chega aos 98,6%, enquanto no resto do Brasil é 53%; e de ruas pavimentadas, que chega a 98,5% das vias da cidades, enquanto a média brasileiras é de 81%.

A Prefeitura de Ribeirão Preto destacou a boa colocação do município, impulsionada pelo sistema de tratamento de água e esgoto, tanto neste levantamento, quanto em outros, como o do Instituto Trata Brasil, que apontou Ribeirão Preto como a 8ª melhor cidade do país em saneamento básico.

Mesmo assim, aponta que estão sendo realizados investimentos no valor de R$ 128 milhões para melhoria do sistema, que serão aplicados na construção de reservatórios, recuperação de poços e substituição de 35km da rede de distribuição, para evitar vazamentos.

Ainda assim, Ribeirão Preto caiu cinco posições com relação ao levantamento realizado no ano anterior, quando foi apontada como o 14º município mais eficiente do País. Para o diretor da consultoria que realizou o estudo, Thomaz Assumpção, o intuito do ranking é de promover a troca de informações e de ideias entre governos e empresas para atender as necessidades dos cidadãos.

Para ele, esses números têm que ser avaliados como um caminho para deixar uma cidade melhor para daqui a 10 anos, com um grau de desenvolvimento mais elevado. “A questão da gestão de cidades é uma das principais pautas em nossa década, se pensarmos em redução de custos, na redução de prazos e na eficiência na utilização de recursos”, destaca Assumpção.

O líder do ranking dos municípios mais inteligentes em 2016 foi São Paulo (35,7 pontos), seguido por Rio de Janeiro (34,9), Curitiba (34,8), Brasília (33,8), Belo Horizonte (33,1). Do interior do Estado de São Paulo, Campinas foi a mais eficiente com nota 31,3.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: