Ribeirão Preto é o 20º melhor lugar para se fazer negócios no Brasil
Ribeirão Preto é o 20º melhor lugar para se fazer negócios do Brasil

Ribeirão Preto é o 20º melhor lugar para se fazer negócios no Brasil

Município sobe em levantamento de empresa de consultoria, porém nota diminui; candidatos querem diminuir burocracia para deixar RP mais atrativa

Ribeirão Preto é considerado o 20º melhor destino para se fazer negócios no País, de acordo com ranking publicado pela Revista Exame, voltada à economia, que sairá as bancas nesta quarta-feira, 26. O município subiu de patamar com relação ao levantamento do ano passado, porém, com pontuação menor do que em 2015, assim como as cidades líderes na atração dos investidores.

Leia mais:
Ribeirão Preto é o 19º município mais inteligente do Brasil

O ranking foi realizado pela consultoria Urban Systems, que em junho já havia colocado Ribeirão Preto como o 19º município mais inteligente do Brasil, avaliando quesito eficiência dos recursos públicos e privados. No atual levantamento, a cidade apareceu na 20º posição, com 9,43 pontos, de 30 possíveis, entre os melhores lugares de se fazer negócios. Isto é três posições à frente do ranking realizado no último ano, porém, naquela ocasião, Ribeirão havia marcado 11,31 pontos.

Foram avaliadas 309 cidades em todo o País que têm mais de 100 mil habitantes, em 28 quesitos referentes a quatro categorias: desenvolvimento social, capital humano, infraestrutura e desenvolvimento econômico.

Barueri, município da Grande São Paulo, é, pelo segundo ano consecutivo, o melhor lugar para se realizar um negócio no Brasil. Em 2016, o município conhecido pelos condomínios residenciais de alto-padrão recebeu a nota 12,61, enquanto no ano anterior havia recebido a nota 14,99.

Os outros cinco melhores colocados no ranking são São Caetano do Sul, com 11,9 pontos, São Paulo, com 11,5 pontos e Paulínia, com nota 10,66 – todos no Estado de São Paulo -, e Vitória, capital do Espírito Santo, foi a quinta melhor cidade para se fazer um negócio, com 10,48 pontos.

Pauta dos políticos

Tornar Ribeirão Preto mais atrativo para os empresários e investidores é pauta entre os candidatos à prefeitura do município. Tanto Duarte Nogueira (PSDB) quanto Ricardo Silva (PDT) apostam na flexibilização da burocracia para atrair empresas, e consequentemente, gerar novas vagas de trabalho.

Em seu programa de governo, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo aponta que pretende facilitar a vida dos empreendedores reduzindo o tempo e os prazos de abertura e fechamento de empresas. Já Duarte Nogueira tem como meta a criação de um Poupatempo Empresarial, para facilitar e agilizar a abertura e o fechamento de empresas.

Na última semana, o Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp), entregou aos dois políticos um documento com 27 propostas para serem implantadas pelo município, para estimular os pequenos negócios locais. Entre os pedidos estão a aprovação e implementação da Lei Geral Municipal das Micro e Pequenas Empresas, para priorizar temas que colaborem para o desenvolvimento das microempresas e empresas de pequeno.

Leia mais:
Comerciantes de Ribeirão Preto pedem ‘Black Friday’ e Área Azul


Foto: JF Pimenta

Compartilhar: