Ribeirão Preto fica sem Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Inicialmente, o IFSP seria construído em uma área de 40 mil metros quadrados da antiga fábrica da Cianê-Matarazzo

Ribeirão Preto fica sem Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Processo para instalação de unidade do IFSP na cidade, anunciada em 2014, foi arquivado

Anunciada em julho de 2014, a instalação de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) em Ribeirão Preto não vai sair do papel.

O instituto confirmou, nesta quarta-feira (20), que atualmente não há previsão para instalação de uma unidade educacional no município. “Em 2014, houve tratativas nesse sentido, porém, devido a mudanças na política de expansão da Rede Federal, o processo foi arquivado”, informou a nota enviada pela assessoria de imprensa.

Inicialmente, o IFSP seria construído em uma área de 40 mil metros quadrados da antiga fábrica da Cianê-Matarazzo, na Costa e Silva. O prédio teria 8 mil metros de área construída e capacidade para formar anualmente 1.200 alunos. Segundo anúncio feito no governo Dárcy Vera, as obras começariam em dezembro de 2014 e contará com verba federal, por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 27 milhões.

Até 2017, havia o interesse do IFSP em instalar uma unidade em Ribeirão, mesmo com a Cianê sendo descartada pela prefeitura.

Abandono

O abandono do prédio histórico na Zona Norte de Ribeirão Preto se tornou um problema de saúde pública e de segurança. "Desde quando trabalho aqui na região, há 20 anos, essa área é assim. Assaltantes se escondem nesse terreno, a polícia encontra materiais roubados ali. Isso fora a proliferação de doenças, por conta do entulho e água parada. Eu já peguei dengue três vezes, uma delas hemorrágica”, diz o comerciante Amauri Cesar Reato, 45 anos.

A Secretaria da Planejamento informou que uma proposta de revisão do tombamento do prédio está sendo elaborada, pois um incêndio comprometeu a estrutura. A Secretaria aguarda uma solução junto ao Conpaac ainda neste semestre. “Com isso será possível cogitar sua destinação de uso público ou mesmo de interesse privado.”

Em relação à limpeza, a Coordenadoria de Limpeza Urbana informou que na área pública é realizada manutenção regular no passeio e dentro da área. Como no local há também um terreno particular, o Departamento de Fiscalização Geral informou que está "procedendo com a autuação do proprietário". 


Foto: Luan Porto

Compartilhar: