Ribeirão Preto integrará sistema de informações criminais das Polícias Civil e Militar
Com adoção do sistema, a expectativa é de que 50 novas câmeras de monitoramento sejam espalhadas por Ribeirão Preto

Ribeirão Preto integrará sistema de informações criminais das Polícias Civil e Militar

Município terá acesso a informações de bancos de dados ligados a órgãos de segurança

A Prefeitura de Ribeirão Preto e a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) assinaram na manhã desta sexta-feira, 14, uma parceira de integração e compartilhamento de informações do sistema Detecta, que engloba bancos de dados das Polícias Civil, Militar e Científica, além do Departamento Estadual de Trânsito (Detran.SP).

Com a parceria, a prefeitura prevê a instalação de 50 câmeras pelo município, adaptadas com o sistema de Reconhecimento Óptico de Caracteres, somadas às 24 câmeras do Olho de Águia, no Centro de Ribeirão Preto, que também farão parte do sistema. Os equipamentos estão dotados da capacidade de reconhecimento automático de placas de veículos, que permitirão identificar restrições de trânsito e emitir alertas de fiscalização.

A SSP apenas compartilhará com a Prefeitura de Ribeirão Preto o sistema, assim como ocorre em outros 66 municípios do Estado, e a cidade deverá investir nos equipamentos. De acordo com o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), Ribeirão negociou uma linha de crédito junto ao Banco do Brasil para liberação de R$ 3 milhões para a compra e instalação das câmeras, além da aquisição de 15 viaturas para a Guarda Civil Municipal.

Leia mais:
Nogueira diz que Ribeirão terá 500 câmeras de segurança até o final de seu mandato

“Segurança pública é também dar a sensação para a marginalidade que se ele cometer algum ato ilícito ele será facilmente identificado”, disse o prefeito. Atualmente, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, o sistema Detecta funciona apenas em São Joaquim da Barra e Altinópolis. A estimativa é que o sistema passe a operar em Ribeirão Preto até o fim de 2018.

“O Detecta vem para melhorar ainda mais a nossa segurança. A ideia é ter todos os municípios do Estado integrados ao sistema para ter a melhor tecnologia de combate ao crime organizado. É importante porque tínhamos uma política de segurança forte e firme, que investe em tecnologia. Tenho certeza de que os indicadores criminais de Ribeirão Preto cairão ainda mais”, declarou o secretário de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho.

O que é o Detecta?

É um software que faz o reconhecimento da placa de veículos e, em 4 segundos, a informação pode ser compartilhada com as forças de segurança. Ele servirá como ferramenta de investigação sobre a atuação de organizações criminosas, assim como, para a localização de veículos roubados.

O sistema fica armazenado em um servidor e, por isso, não precisa ser operado em uma Central. Para o secretário Mágimo Alves Barbosa Filho, a intenção do programa é de contribuir para o combate ao roubo à mão armada. “Embora esse crime esteja em queda, a nossa grande batalha é passar essa sensação para população que esse crime está em queda”, declarou o secretário.


Fotos: Reprodução e Leonardo Santos

Compartilhar: