Ribeirão Preto participa de campanha que fiscaliza qualidade das calçadas
Os pedestres poderão fiscalizar as calçadas do município; dados serão enviados aos gestores públicos

Ribeirão Preto participa de campanha que fiscaliza qualidade das calçadas

Projeto tem a intenção de dialogar com o poder público e incentivar a população a participar da fiscalização desses locais

Ribeirão Preto participa da 5ª edição do projeto “Calçada Cilada”, que tem o objetivo de melhorar a qualidade das calçadas da cidade por meio da participação popular. O projeto é idealizado pelo Instituto Corrida Amiga, e ocorre em municípios de diferentes Estados do Brasil.

As atividades do “Calçada Cilada” visam dialogar com o poder público e incentivar a população a participar da fiscalização desses locais. Essa supervisão, preferencialmente em calçadas de fluxo elevado de pedestres, se dá por meio de aplicativo, em que os dados catalogados estarão disponíveis ao poder público para melhorias das normas de regulação.

“Ribeirão Preto apresenta um Plano de Mobilidade Urbana que não tem foco no pedestre. Então, há muito que melhorar, já que com a recuperação das calçadas podemos aprimorar a condição da cidade em diversos fatores, como o trânsito e, também, na diminuição da emissão de poluentes. Não temos um mapeamento bacana do município, e essa é uma oportunidade para cidadão ajudar a melhorar esta situação”, explica a arquiteta e urbanista Paola Bernardi.

A campanha, que começa nesta segunda-feira, 2, e segue até o dia 30 de abril, conta com o apoio de mais de 20 organizações parceiras nas regiões sudeste, centro-oeste, sul e nordeste do Brasil. Além da fiscalização de calçadas, o projeto faz a promoção de atividades variadas em torno da mobilidade a pé, durante todo o mês de abril.

Para participar da ação, basta baixar o aplicativo Colab, disponível de forma gratuita nas plataformas Android e iOS, e realizar o cadastro. Dentro da plataforma, o usuário adiciona a foto do local reclamado, escreve uma descrição do problema com a hashtag #cilada e adiciona o endereço do local.


Foto: Pedro Gomes

Compartilhar: