Ribeirão Preto realiza mais um mutirão contra a dengue

Ribeirão Preto realiza mais um mutirão contra a dengue

Foram visitados os bairros Parque Ribeirão Preto, Jardim Maria da Graça e Branca Salles

Ações para o combate do mosquito Aedes aegypti foram intensificadas no município de Ribeirão Preto. No último sábado, 27, a Vigilância Ambiental em Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde, realizou mais um arrastão de retirada de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Dessa vez, as visitas ocorrerão no Parque Ribeirão Preto, Jardim Maria da Graça e Branca Salles.

 

Mais de seis mil imóveis foram vistoriados e 6.040 kgs de recipientes que acumulavam água retirados. No total, a pasta retirou 40 focos de larvas do mosquito transmissor, como latas, garrafas, carcaça de eletrodomésticos, vasos sanitários,  além de 150 pneus expostos. 

 

A prefeitura mobilizou cerca de 159 funcionários para realizar a ação,  na tentativa de minimizar os casos de Dengue e Chikungunya. Também foi necessária a utilização de 14 caminhões e 11 viaturas oficiais para o mutirão.

 

As ações de enfrentamento ao Aedes são conhecidas pela população, como as atividades de limpeza coletiva e mutirões, Dia D de combate ao mosquito, visitas domiciliares de Agentes de Controle de Endemias (ACE) e/o Agentes Comunitários de Saúde (ACS), campanhas publicitárias entre outras iniciativas. 

 

Controle e prevenção

 

A Secretaria da Saúde destaca a  importância da população nas ações de eliminação de criadouros do mosquito em suas residências, locais de trabalho e pede a redobrada atenção na manutenção dos ambientes limpos, bem como descarte adequado de garrafas, caixas d’água, pneus ou quaisquer outros materiais/objetos que possam acumular água se transformando em criadouros do mosquito Aedes aegypti. Tais atitudes e práticas são fundamentais para diminuir a infestação do mosquito transmissor e evitarmos expressivo aumento dos casos.


Foto: divulgação

Compartilhar: