Ribeirão Preto recebe apresentação de Congada neste domingo, dia 4
A congada é uma manifestação cultural e religiosa afro-brasileira

Ribeirão Preto recebe apresentação de Congada neste domingo, dia 4

Atividade gratuita será realizada no Parque Maurílio Biagi, a partir das 10 horas

Com apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Tursimo, o Instituto Plural de Educação e Cidadania Vila Bela traz para Ribeirão Preto, neste domingo, 4, a apresentação do Terno de Congada Chapéu de Fitas, um dos grupos folclóricos mais populares do país. O evento, que é gratuito, acontece a partir das 10h, no Parque Maurílio Biagi, localizado na região oeste da cidade, e integra as ações culturais do Projeto Conhecer para Respeitar.

 

A secretária municipal da Cultura e Turismo Isabella Pessotti ressalta a importância da troca de experiências como forma de preservação das tradições culturais populares. “Quando colocamos a arte a serviço do povo, estamos cumprindo nossa função e trazendo as pessoas para se interessarem, conhecerem e praticarem”, afirmou.

 

A congada é uma manifestação cultural e religiosa afro-brasileira. Dança bastante antiga, constitui-se em um bailado dramático com canto e música que recria a coroação de um rei do Congo. Seu enredo trata basicamente de três temas: a vida de São Benedito; o encontro da imagem de Nossa Senhora do Rosário submergida nas águas; e a representação da luta do imperador Carlos Magno contra as invasões mouras.

 

“Vamos assistir a uma linda manifestação de cultura, que representa as tradições, lendas e crenças do país. O Terno de Congada Chapéu de Fitas é um grupo consagrado e de grande importância no cenário das tradições brasileiras. Será um espetáculo muito emocionante e de beleza”, destaca Silvia Seixas, coordenadora técnica, do Instituto Plural da cidade.

 

História

O Terno de Congada Chapéus de Fitas é um grupo autêntico de cultura popular, criado no dia 5 de junho de 1974 por José Francisco Ferreira e sua família. O grupo é composto por cinquenta pessoas que se denominam congadeiros/as. A prioridade do capitão Ferreira além da preservação, resgate e valorização do congado brasileiro como uma cultura negra de raiz africana, é considerar a condição social, política, cultural e econômica dos componentes do grupo, criando oportunidades para que todos possam ter acesso à cultura e posteriormente a ampliação do conhecimento, através dos deslocamentos e viagens da Congada para apresentações e participações em eventos e ações de cultura popular, cultura negra, dentre outros pelo estado e cidades do país.

 

A promoção, reconhecimento e valorização da identidade, cultura, legado e contribuição dos africanos e seus descendentes na composição da cultura nacional, vem se desenvolvendo a mais de quarenta e quatro anos com o Terno de Congada Chapéus de Fitas, firmado por uma trajetória de muitas apresentações com destaque para o Festival do Folclore de Olímpia e o Revelando São Paulo o grupo já se apresentou em muitas cidades brasileiras e dezenas de instituições e eventos culturais, além de ser motivo de teses de mestrados.

 

Serviço: Apresentação do Terno de Congada Chapéu de Fitas

Local: Parque Maurílio Biagi

Horário: 10h

Entrada gratuita


Foto: Divulgação

Compartilhar: