Ribeirão Preto recebe escritura de doação do Theatro Pedro II

Ribeirão Preto recebe escritura de doação do Theatro Pedro II

Local foi doado oficialmente para a cidade em maio deste ano e, neste sábado, 10, escritura foi passada

Após um longo tempo de espera, na manhã deste sábado, 10, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), recebeu das mãos do governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), a escritura de doação do Theatro Pedro II, um dos principais do Brasil, e doado oficialmente ao município em maio deste ano.

A cerimonia, que ocorreu no próprio teatro, também contou com a presença da imprensa, autoridades culturais e vereadores da cidade, a presidente da Fundação Pedro II, Mariana Jábali, o deputado Welson Gasparini (PSDB), que também discursou no evento, a neta do fundador do teatro e convidados.

Segundo Duarte Nogueira, o teatro retrata a história, a capacidade de trabalho e a força do interior do Estado e do povo bandeirante, que fundou Ribeirão Preto. “Em um gesto muito bonito, de respeito e carinho por Ribeirão Preto, o governador transfere hoje, para a nossa cidade, a escritura do Theatro Pedro II. Hoje podemos dizer que o ‘Pedrão é de Ribeirão’. Vamos cuidar com muito carinho e fazer a manutenção correta para que ele se perpetue”, diz Nogueira.

Após o discurso do prefeito, foi realizada a leitura da escritura de doação, em que o governador e Duarte Nogueira assinaram, passando o teatro para o município.

Em seu discurso, Alckmin falou sobre a história do Estado e a valorização da cultura, afirmando que o Pedro II é o reflexo de tudo que já foi conquistado por nossos antepassados. “Os governos são passageiros, o importante é a nação, que é a nossa língua, a nossa história, a luta dos que já morreram. Hoje nós estamos aqui fortalecendo a nação, a nossa origem, nossa cultura. No final do século XIX, começo do século XX, se dizia que o Brasil era o café e o café é São Paulo, que mudou o Estado, trouxe ferrovias, riquezas, emprego, desenvolvimento, o processo migratório, que fez o nosso Estado cosmopolita, a terra que japonês fala português com o sotaque italiano, e a maioria veio para o café, que aqui erradicou, criou seus filhos e fez sua vida. O teatro é o retrato da riqueza que foi o café e a valorização da nossa história”, disse o governador.

Alckmin finalizou dizendo que a cerimônia é apenas um ato legal de algo que é por direito do município. “Esse é um dos mais belos teatros do país, não apenas um dos maiores teatros de óperas, mas um dos melhores. Ele já é de Ribeirão Preto, foi Ribeirão que o fez e o reconstruiu, ele já é da população ribeirãopretana, estamos aqui fazendo apenas um ato legal. Não fizemos antes, pois terminamos de pagar o precatório em 2015. Encerrado o pagamento, vamos fazer a escritura e passar para quem de fato e de justiça já é o dono, que é a comunidade e a população da cidade.”, finaliza o governador.

Theatro Pedro II

Após dois anos de espera, no dia 12 de maio deste ano, o Governo de São Paulo concluiu a doação do Theatro Pedro II. Na época, o governador Geraldo Alckmin comunicou, por telefone, o prefeito Duarte Nogueira que o processo estava concluído.

O Theatro Pedro II pertencia ao governo estadual desde 1989, quando foi desapropriado por decreto do então governador Orestes Quércia. Apesar de a desapropriação ter ocorrido há quase 30 anos, por questionamentos judiciais da Cervejaria Antarctica Niger S/A, antiga proprietária do prédio, o pagamento só terminou em 2015 por meio de precatório.


Foto: Gabriela Maulim

Compartilhar: