Ribeirão Preto reduz quantidade de CO² emitido na atmosfera
Ribeirão Preto reduz quantidade de CO² emitido na atmosfera

Ribeirão Preto reduz quantidade de CO² emitido na atmosfera

Em 2015 foram 977,7 mil toneladas do gás; menor índice registrado desde 2012

O volume de gás carbônico (CO²) emitido por Ribeirão Preto baixou de 1,05 milhão de tonelada em 2014 para 977,7 mil toneladas no ano passado. A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Energia e Mineração.

O gás, conhecido como um dos causadores do “efeito estufa”, é gerado por meio da queima de combustíveis como a gasolina, querosene, diesel, etanol e o asfalto – obtido da destilação do petróleo. E, segundo os dados apresentados pela pasta, a redução na quantidade de CO² está relacionada à redução na utilização dos combustíveis. Ribeirão Preto apresentou leve queda na utilização destes combustíveis, sendo este último, o que mais apresentou queda.

Em 2014, Ribeirão Preto consumiu 30,7 mil litros cúbicos de asfalto, enquanto que no ano passado, esse número caiu para 16,1 mil.

Por outro lado, o município aumentou o consumo de Etanol, que apresentou crescimento de pouco mais de 50 mil litros cúbicos de 2014 para 2015, chegando a 200,9 mil litros cúbicos consumidos no ano passado. No site da Secretaria de Energia e Mineração, contudo, não há informações sobre a emissão de CO² provocada por Etanol.


Foto: Rafael Neddermeyer

Compartilhar: