Ribeirão Preto se candidata para ser sede dos Jogos da Juventude em 2023

Ribeirão Preto se candidata para ser sede dos Jogos da Juventude em 2023

Evento multiesportivo tem o objetivo de dar suporte à formação de novos atletas e reúne mais de 4,5 mil jovens de até 17 anos todo ano

Representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) estão em Ribeirão desde o início desta semana para conhecer as instalações esportivas e a rede hoteleira do município a fim de avaliar o credenciamento da cidade como sede dos Jogos da Juventude de 2023.

Além das instalações esportivas de Ribeirão Preto, há previsão de parceria com municípios vizinhos que compõem a Região Metropolitana e podem agregar ao período esportivo, como Brodowski, Sertãozinho e Serrana.

“É uma forma de aproveitar as instalações esportivas dessas cidades para compor o programa técnico esportivo, como por exemplo, o centro de treinamento de badminton, exclusivo para a modalidade, em Brodowski, e a pista de atletismo oficial de Sertãozinho”, conta o secretário de Esportes, André Trindade.

Ao todo, o COB investe mais de R$ 9 milhões na cidade que sedia os Jogos da Juventude, contratando cerca de 60 mil refeições, 30 mil diárias de hotel, duas mil diárias de veículos, mais de 80 mil litros de combustível. Tudo isso aquece a economia local, fomenta o turismo e dá visibilidade nacional e internacional para a cidade.

Jogos da Juventude

Os Jogos da Juventude faz parte de um evento multiesportivo com o objetivo de oferecer suporte para as modalidades olímpicas com ações que visam à formação de atletas jovens e profissionais do esporte. Além disso, reúne, anualmente, mais de 4,5 mil jovens atletas, de até 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país.

Grandes nomes do esporte passaram pelo evento esportivo, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, do judô; os mesatenistas Hugo Calderano e Bruna Takahashi; Darlan Romani, Paulo André e Rosângela Santos, do atletismo; os armadores Raulzinho e Tainá Paixão, do basquete; a nadadora Etiene Medeiros; a ciclista Paôla Reis; e Haniel Langaro e Tamires Morena, do handebol.

A disputa é dividida em quatro blocos de modalidades, com duração de 17 dias, para receber os melhores atletas do Brasil. No total, são disputadas 16 modalidades nos Jogos da Juventude, sendo elas Atletismo; Badminton; Basquete; Ciclismo; Futsal; Ginástica Artística Feminina; Ginástica Artística Masculina; Ginástica Rítmica; Handebol; Judô; Natação; Taekwondo; Tênis de Mesa; Voleibol; Vôlei de Praia; Wrestling.

*Com informações da assessoria da Prefeitura de Ribeirão Preto 


Foto: Divulgação Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: