
Ribeirão Preto tem protestos contra e a favor Bolsonaro, neste feriado
Protestos ocorreram no Centro, na Praça Sete de Setembro e na Avenida Presidente Vargas, nesta terça-feira, 7
No feriado desta terça-feira, 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, Ribeirão Preto registrou manifestações políticas contrárias e em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Os atos tiveram início às 9h, no Centro da cidade, na Praça Sete de Setembro, e no cruzamento entre as avenidas Presidente Vargas com a Professor João Fiúsa.
Segundo informações da Polícia Militar (PM), o policiamento em ambas as regiões foi reforçado e os agentes de segurança estiveram presentes nos dois movimentos. Além disso, policiais de batalhões territoriais e especializado da Polícia Rodoviária e do Grupamento Aéreo, atuaram com ao menos um drone e o helicóptero Águia. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Resgate também estiveram posicionadas ao longo do trajeto.
Oposição
Para a manifestação “Grito dos Excluídos”, contrária ao governo federal, os manifestantes se concentraram na Praça Sete de Setembro, no Centro de Ribeirão Preto e seguiram pela Rua Lafaiete em direção à Avenida Independência.
Entre os manifestantes, estiveram presentes movimentos estudantis ligados à esquerda política e torcidas organizadas de clubes de futebol da cidade. Os grupos pediam a saída do chefe do Executivo e prestaram apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, possível candidato à presidência em 2022.
“Nós organizamos essa manifestação, juntando o ‘Fora Bolsonaro’ com o ‘Gritos dos Excluídos’. No começo, estávamos um pouco tensos, pois não sabíamos como seria as duas manifestações ocorrendo no mesmo dia, mas está tranquilo e sendo um sucesso a passeata”, disse um dos organizadores da Frente Democrática de Esquerda, Geandrei Stefanelli Germano.
Ainda segundo o organizador, a manifestação superou as expectativas e as principais reivindicações do movimento eram saída do presidente Jair Bolsonaro e melhores condições sanitárias e econômicas para a população.
“Superou nossa expectativa, esperávamos menos pessoas, mas tivemos um grupo muito representativo, muitas entidades, e é uma alegria poder estar aqui. Nossa principal reivindicação é Fora Bolsonaro, pelas vacinas e comida no prato”, explicou Germano.
Leia mais:
Veja as fotos dos protestos desta terça-feira, 7, em Ribeirão Preto
Situação
Na manifestação que ocorreu no cruzamento das avenidas Presidente Vargas com a Professor João Fiúsa, se reuniram manifestantes favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro.
Os protestantes levantaram bandeiras do Brasil, cartazes com críticas ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, além de referências antidemocráticas e pedidos de intervenção militar.
Segundo o microempresário Roberto Guedes, a manifestação foi uma demonstração de revolta da população com a atuação do Poder Judiciário. “Essa é uma manifestação que está sendo feita pelo povo em função dos desmandos que temos visto ao longo de todo esse tempo. Acredito que a reivindicação é acabar com a cultura que temos no sistema Judiciário, onde a Suprema Corte desfaz aquilo que eles mesmos tinham feito e julgado, e isso deixa a população revoltada, de uma maneira geral”, explicou o empresário.
“Diria que a principal reivindicação é o retorno da liberdade, verdadeiramente. O Judiciário não segue a Constituição, como deveria. Entendo que é uma demonstração de revolta, em relação a tudo isso”, completou o manifestante.
Fotos: Luan Porto