Roubo de carros cai em Ribeirão, mas ainda empata com a média histórica

Roubo de carros cai em Ribeirão, mas ainda empata com a média histórica

Em setembro, foram 49 veículos roubados no município, número semelhante com a média dos últimos 15 anos

Mantendo a o ritmo de 2015, o número de roubos de veículos em Ribeirão Preto caiu 52,4% em setembro na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram 49 carros, motos e caminhões roubados, de acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Porém, o índice está bem distante do menor número de roubos na série histórica, que vem desde 2001. Em 2008 foram apenas 13 veículos roubados no município. No nono mês de 2014, foram 103 ocorrências do tipo.

Desde 1º de janeiro deste ano, foram roubados 611 veículos em Ribeirão Preto, uma queda de 48% na comparação com os nove primeiros meses de 2014, quando foram registrados 1.175 roubos. O número mais baixo registrado nos últimos 15 anos foi em 2008, quando 155 automóveis e motos haviam sido roubados na cidade até setembro.

Embora os números apresentem queda na comparação com o ano passado, os dados ainda são superiores às médias dos últimos 15 anos, que é de 432 veículos roubados por ano, nos nove primeiros meses, e na análise apenas em setembro, os roubos registrados empatam com a média, justamente de 49 ocorrências de roubos do tipo.

Na última terça-feira, 20, o secretário de Segurança Pública do Estado, Alexandre Moraes, em reunião na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, destacou que os índices positivos do município são um dos melhores do estado, porém disse que ainda precisa de melhorias, como um sistema que será implantado nas cidades do litoral e do Vale do Paraíba, de radares inteligentes, que podem identificar veículos roubados de outras regiões.

Inclusive, a instalação de radares do tipo no município foi um dos pedidos entregue pelo vereador Maurício Gasparini (PSDB), ao secretário na reunião.

Homicídios

Em setembro, aconteceram cinco homicídios dolosos – quando existe a intenção de matar – em Ribeirão Preto, totalizando 39 mortes violentas no ano.

Revide On-line
Leonardo Santos
Foto: Arquivo Revide
 

Compartilhar: