Roubos de veículos de transporte por aplicativos assustam motoristas de Ribeirão
Na maioria dos casos, os assaltantes se passam por passageiros e sempre mudam o destino da viagem no meio do caminho

Roubos de veículos de transporte por aplicativos assustam motoristas de Ribeirão

No primeiro trimestre deste ano, foram registrados nove crimes contra os motoristas de Uber e 99Pop

Ribeirão Preto registrou 116 roubos carros ou motos em janeiro e fevereiro de 2018, segundo os dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP). Comparado ao mesmo período de 2017, as ocorrências de roubo de veículos cresceram 1,7%. Porém, em pesquisa feita pelo Portal Revide, aumentou o número de motoristas de aplicativos que foram vítimas dos roubos a veículos em Ribeirão Preto. No primeiro trimestre deste ano, foram registrados nove crimes contra os motoristas de Uber e 99Pop, os dois aplicativos que atuam na cidade. O valor representa quase uma ocorrência por semana, de acordo com os registros de Boletins de Ocorrência já contabilizados pelo Portal Revide.

Em todos os casos, os assaltos acontecem da mesma maneira, como o ocorrido nessa quarta-feira, 11, no Ipiranga: os assaltantes se passam por passageiros, geralmente em dupla, e pedem uma corrida pelo aplicativo para um destino comum. Invariavelmente, em todos os casos analisados pelo Portal Revide, os supostos passageiros mudam o destino uma ou duas vezes, sempre para locais distante do pedido original.

O estudante Carlos César Marcossi, de 26 anos, foi motorista do Uber por três meses, mas parou com as corridas. "Nunca passei por nada parecido, mas conheci pessoas que foram assaltadas", diz. Os relatos influenciaram Marcossi a procurar outro meio de complementar a renda. A Uber e a 99Pop afirmaram ao Portal Revide que passam aos motoristas informações sobre segurança e medidas para evitar os crimes, mas não informaram quais são.

SSP-SP

A Secretaria da Segurança Pública disse não ter dados específicos sobre roubos à motoristas de táxi ou de transporte via aplicativos.


Foto: Divulgação

Compartilhar: