RP: Ipem encontra erros em produtos de festa junina
Em Ribeirão Preto, dez produtos foram verificados e cinco (50%) apresentaram erros

RP: Ipem encontra erros em produtos de festa junina

Operação constatou problemas na pesagem de alimentos, bebidas e fogos de pequena potência; Paçoca tinha 39,3g a menos

Com a operação ‘Pulando a Fogueira’, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem) realizou, nesta semana, uma análise nos produtos típicos de festa junina em Ribeirão Preto. Ao todo, 13 produtos foram verificados, sendo que sete apresentaram erros.

A operação que constatou problemas na pesagem de alimentos, bebidas e fogos de pequena potência também foi realizada em São Paulo, Bauru, São Carlos e São José do Rio Preto. 

Entre os produtos encontrados com erros em Ribeirão Preto, estão a falta de 71 ml de cachaça, a ausência de 39,3g de paçoca rolha, redução de 112g de paçoca caseira, 160g de doce de abobora e batata, 19,8ml leite de coco, 140 cm de bandeirola de seda e a falta de 111,2g doce de leite com coco.

Empresas autuadas

Entre as empresas autuadas, apenas uma tem sede em Ribeirão Preto. As outras estão localizadas em outros Estados.

O Portal Revide entrou em contato com as fábricas, porém, até o fechamento da reportagem, apenas uma se posicionou sobre o assunto.

Na empresa Doces Kael, ao todo, 13 amostras foram analisadas, sendo que quatro apresentaram erros. O problema foi a falta de 39,3g da paçoca rolha.

Segundo a funcionária do Doces Kael, Adrieli Feitosa Ussun, a empresa ainda não foi notificada dos problemas apresentados na operação ‘Pulando a Fogueira’. “Não fomos informados dos erros da operação, mas acredito que isso aconteceu por causa da massa da paçoca que estava muito seca. Para não repetir os problemas, diminuímos gramas do produto”, explica.

As empresas autuadas pelo Ipem-SP têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. No caso de produtos pré-medidos, as multas podem chegar a R$ 30 mil, dobrando na reincidência.

Ano passado

Em 2015, a mesma operação fiscalizou, em São Paulo, dez itens. Quatro deles (40%) entregavam ao consumidor menos que o prometido. Em Ribeirão Preto, dez produtos foram verificados, sendo cinco (50%) com erros.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: