RP terá agência para regular contratos da cidade com iniciativa privada
RP terá agência para regular contratos da cidade com iniciativa privada

RP terá agência para regular contratos da cidade com iniciativa privada

Duarte Nogueira espera realizar PPP para substituir iluminação pública

Ribeirão Preto terá uma agência reguladora dos contratos do município com a iniciativa privada. A medida já está sendo discutida desde outubro de 2016, quando houve a promulgação da lei da Política Municipal de Saneamento Básico, que previu o prazo de um ano para instalação de uma agência para regulamentar os serviços concedidos.

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) informou nesta quinta-feira, 27, que a agência, além de ser responsável pelos acordos referentes à concessão do tratamento de saneamento básico, também irá regular outras formas de parceria com a iniciativa privada, como iluminação pública e coleta de resíduos.

De acordo com o prefeito, o município está ouvindo a assessoria técnica para a instalação do órgão, para que possa ser mandado para a Câmara Municipal para a sua criação.

Nogueira espera que com a criação da agência seja acelerada a troca das lâmpadas nos postes de iluminação pública no município, com a cessão do serviço para iniciativa privada por meio de uma Parceria-Público-Privada (PPP). O objetivo é substituir todos os 77 mil pontos de luz do município por lâmpadas de LED em um prazo de três anos, iniciando pelas vias de maior movimento e pelas ruas onde são registrados mais assaltos.

“Elas têm o consumo 50% menor, e duram cinco vezes mais. Assim como o que já acontece nas grandes metrópoles mundiais, na linha da sustentabilidade da economia, poupando energia”, afirmou o prefeito, que disse que os custos para a troca serão advindos da taxa de iluminação, que vem cobrada na conta de energia elétrica.

Recapeamento

O prefeito Duarte Nogueira ainda informou que o município já conseguiu R$ 29 milhões para o recapeamento das ruas do município. No dia da posse, em 1º de janeiro, Nogueira informou que a prefeitura trabalhava com um orçamento de R$ 24 milhões para este serviço durante todo o ano. A receita é proveniente de recursos do Desenvolve.SP e de parcerias. Segundo Nogueira, esse dinheiro é suficiente para que o serviço de recuperação das vias sejam realizados em 135 quilômetros.


Foto: Julio Sian

Compartilhar: