Saerp faz alerta para consumo consciente da água no final do ano

Saerp faz alerta para consumo consciente da água no final do ano

Alto consumo pode gerar desperdícios e intermitências em regiões da cidade

Para garantir o abastecimento ininterrupto à população de Ribeirão, a Saerp vem, diuturnamente, executando ações para otimizar o sistema e melhorar a distribuição de água na cidade. Entretanto, o consumo consciente também é essencial para contribuir para o bom funcionamento da rede.

 

“Quando orientamos um uso consciente da água, é exatamente para garantir o abastecimento de toda a população, pois o consumo vem aumentando nos últimos anos e com ele, o desperdício. Trabalhamos para otimizar o sistema, mas o desperdício impacta totalmente na distribuição”, ressalta o secretario da Saerp,  Antonio Carlos de Oliveira JR.

Mesmo passando por um período de chuva e temperaturas mais amenas, a Secretaria orienta que a população tenha atitudes conscientes nesse período, evitado o desperdício.

 

“Estamos passando por um clima que não é muito seco, o que não aumenta muito o consumo, porém, com as festas de final de ano, temos uma concentração maior das famílias, mais gente em casa, o que acaba aumentando o consumo e assim podendo gerar intermitências em alguns pontos da cidade”, explica o Secretário.

 

As regiões mais elevadas da cidade são as mais afetadas, ocasionando as intermitências ao longo do dia e normalizando o sistema no período da noite.

 

Por isso, a Secretaria orienta a adoção de atitudes conscientes, como:

 

-fechar a torneira ao escovar os dentes, fazer a barba e lavar louças e objetos. Uma torneira aberta pode gastar até 12 litros de água por minuto;

 

- utilizar baldes para realizar limpezas de garagens, automóveis e imóveis;

 

- utilizar água da máquina de lavar roupa para realizar limpezas em geral;

 

- utilizar a máquina de lavar roupa sempre cheia. Um ciclo desse equipamento consome, em média, 144 litros de água;

 

- evitar o uso de mangueira e adotar a utilização de vassouras para limpezas e de regadores para molhar plantas;

 

- reduzir o tempo no banho. Em apenas 5 minutos, se ensaboando com o chuveiro desligado, é possível ter uma higiene completa.

 

A Secretaria também faz orientações sobre uso consciente e racional da água em suas redes sociais.


Foto: Divulgação

Compartilhar: