Saerp registra 573 autuações de fraudes no sistema de saneamento básico
os últimos meses, a Saerp registrou fraudes em imóveis comerciais, como churrascarias, academias, lava rápidos e lavanderias

Saerp registra 573 autuações de fraudes no sistema de saneamento básico

Dados são referentes aos nove primeiros meses de 2023

De janeiro a setembro deste ano, a Saerp registrou mais de 500 autuações de violações nos sistemas de saneamento básico, sendo a maioria das infrações cometidas contra o sistema de abastecimento.

 

“Em nove meses, realizamos exatamente 573 autuações contra fraudes, em sua maioria, cometidas contra o sistema de abastecimento.  Essas ações, que parecem ser benéficas para o usuário, trazem prejuízos a todos que utilizam o saneamento básico da cidade”, afirma o chefe da seção de Fiscalização, Marcelo Rezende.

 

As fraudes contra o sistema são realizadas em qualquer região do município, não tendo um setor com maior incidência de infrações.

 

“Por ser algo realizado em qualquer região, independente de ser imóvel residencial, comercial ou industrial, nossos fiscais estão sempre monitorando internamente os consumos e em campo, avaliando as ligações dos usuários, acompanhando os locais que já cometeram fraudes a fim de evitar reincidências e verificando pontos propícios de cometer fraudes”, alega o diretor comercial e financeiro da Saerp, Marcus Berzoti.  

 

Nos últimos meses, a Saerp registrou fraudes em imóveis comerciais, como churrascarias, academias, lava rápidos, lavanderias, em obras e também em residências.

 

Prejuízos no saneamento básico

As fraudes no sistema de água ou esgoto podem gerar prejuízos direta e indiretamente a todos os usuários do saneamento básico, isto porque podem afetar o abastecimento, diminuindo as pressões nas redes e gerando intermitências, ou o esgotamento sanitário, como as obstruções nas tubulações e poços de visitas.  

 

“Esses são só alguns dos exemplos mais comuns dos prejuízos que as fraudes ocasionam. Mas além desses transtornos que atingem diretamente o usuário, elas também geram outros tipos de problemas ao sistema, como a redução da possibilidade de investimentos em melhorias no saneamento básico, na otimização do abastecimento, que traz benefícios à população, ou na coleta e afastamento do esgoto, que assegura a promoção da saúde e do bem-estar social e ambiental”, explica o diretor. 

 

Fraude é crime e pode gerar prejuízos a todos os usuários. Em caso de suspeitas de infrações contra o sistema de água ou esgoto, é possível denunciar de forma anônima através da Central de Atendimento 0800 115 0 115.


Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: