Saiba como funcionará a nova Área Azul em Ribeirão Preto
Nova Área Azul passa a funcionar em Ribeirão Preto

Saiba como funcionará a nova Área Azul em Ribeirão Preto

Região Central da cidade será a primeira com o novo modelo de estacionamento rotativo

O novo modelo da Área Azul, que utilizará de parquímetros e pagamento digital, começa a funcionar a partir das 9h desta quinta-feira, 10, na região Central de Ribeirão Preto. A fiscalização será iniciada apenas em 1º de dezembro. São 1.195 vagas cadastradas neste novo modelo de estacionamento rotativo.

 

Os usuários terão uma tolerância de 15 minutos para parar em vagas de Área Azul para a aquisição de crédito avulso. O valor por hora permanece o mesmo do antigo sistema, R$ 1,50 por uma hora e R$ 3 por duas horas. 

 

A nova Área Azul permitirá aos motoristas pagarem a tarifa da vaga de diferentes maneiras, o objetivo, segundo a Prefeitura, é agilizar o processo e dar mais conforto aos usuários.

 

O pagamento poderá ser realizado de forma digital, por meio dos aplicativos SIGAPAY e DIGIPARE, disponíveis para dispositivos móveis, através dos 20 parquímetros, aparelhos utilizados para medir o tempo de estacionamento de um automóvel em via pública, que estarão espalhados pelas ruas do Centro da cidade ou na aquisição de crédito avulso em pontos de venda, como ocorria no sistema antigo. Além desses métodos, os motoristas podem adquirir créditos por SMS ou por ligação para um número 0800. 

 

O tradicional talão de papel da Área Azul poderá ser utilizado até o dia 30 de novembro de 2022. Após essa data, cartões não utilizados perdem a validade e poderão ter seu valor revertido em crédito no novo sistema, o período para conversão do valor é de 90 dias, contando a partir de 1º de dezembro. O reembolso será realizado na loja Área Azul, localizada na rua Amador Bueno, nº 660, Centro.

 

A fiscalização

 

Com o novo sistema, a fiscalização das vagas de estacionamento será feita por meio da placa do veículo, que será cadastrada no sistema pelos motoristas a partir dos apps ou nos parquímetros. Os fiscais que passarem por uma zona da Área Azul farão a conferência das placas por meio de seu escaneamento. Carros que não tiverem a placa validada no sistema serão marcados com um primeiro sinal, se, em um período maior que 15 minutos, os fiscais passaram pelo local novamente e a validação da placa não for conferida o carro será autuado.

 

Vagas especiais

 

Vaga para Idosos: Os veículos estacionados nas referidas vagas, devem portar no painel a Credencial de Idoso pessoal e intransferível. A cobrança de tarifa é regular.

 

Vaga para Portadores de Necessidades Especiais: Os veículos estacionados nas referidas vagas, devem portar no painel a Credencial de Portador de Necessidade Especial pessoal e intransferível, tendo isenção de até 2 horas, conforme regulamentação municipal.

 

Vaga para Carga e Descarga: Autorizado para veículos do tipo de carga e descarga, em exclusivo exercício de sua função até às 9h00, conforme regulamentação municipal.

 

Vagas Rápidas: Autorizado para veículos no uso de curta duração para permanência máxima de até 15 minutos conforme regulamentação nacional. Obrigatório o uso do pisca alerta acionado.

 

Aquisição de crédito

 

Aplicativos

Os aplicativos Sigapay e Digipare, que serão utilizados no pagamento e monitoramento do tempo de estacionamento, possuem porte para dispositivos móveis com sistema Android ou IOs, de forma gratuita. Ao instalar um dos aplicativos o motorista terá que cadastrar a placa do veículo, para que esse seja reconhecido pelo sistema de fiscalização, após o cadastro uma carteira digital ficará disponível para armazenar créditos utilizados no pagamento da tarifa da vaga. Os apps possuem uma funcionalidade de alarme que pode ser configurado para avisar quando o tempo de estacionamento estiver acabando. Podem ser cadastrados mais de um veículo nos aplicativos, tendo a opção do motorista selecionar qual  está utilizando.

 

Parquímetros

Os parquímetros, novos equipamentos de pagamento da Área Azul, podem ser encontrados em 20 pontos das ruas do Centro de Ribeirão Preto. É possível adquirir créditos avulsos nesses equipamentos por meio de moedas, cartões de crédito ou débito, ou, então cartões pré-pagos adquiridos na loja Área Azul. Todos os parquímetros possuem instruções detalhadas de uso na parte superior do equipamento.

 

 

SMS e 0800

O novo modelo de Área Azul permite aos motoristas adquirirem créditos, para o pagamento da tarifa, através do envio de uma mensagem de SMS para 27317 com o aplicativo Digipare, com o código da cidade (75), a placa do veículo e o tempo que deseja em minutos. Além disso, está à disposição dos usuários o telefone 0800.941-3444, também, para adquirir créditos, nesse caso o motorista deve ligar no número indicado e digitar o código 75.

 

À moda antiga

Ainda será possível comprar créditos avulsos em alguns comércios, como acontecia no antigo sistema de cartões de papel. Inicialmente, serão 30 pontos de venda, onde os motoristas poderão comprar créditos para pagar a taxa de estacionamento em Área Azul. Contudo, o número de locais que estarão aptos a vender créditos deve diminuir. “Nós vamos diminuir o número de comerciantes para venda, justamente pelo motivo de não ter que voltar ao veículo, mas não vai deixar de ter”, explicou o superintendente da Transerp, Marcelo Galli.

 


Foto: Leonardo Sousa

Compartilhar: