
Samuzinho celebra o Dia das Crianças com ações educativas em Ribeirão Preto
Atividades acontecem nos dias 11 e 12 de outubro, das 10h às 18h, no Novo Shopping
Em celebração ao Dia das Crianças, os alunos do Projeto Samuzinho irão promover atividades educativas nos dias 11 e 12 de outubro, das 10h às 18h, no Novo Shopping, em Ribeirão Preto. O evento tem como foco ensinar a crianças e adultos como agir em situações de urgência e emergência, como parada cardiorrespiratória, AVC, desmaio, crise convulsiva e desengasgo de bebês.
Com uma turma de 90 alunos, as atividades serão divididas em quatro horários para atender o público. Os participantes aprenderão técnicas de primeiros socorros até a chegada do Samu. “É muito bom ter cada vez mais crianças e adolescentes sabendo dar os primeiros socorros. O atendimento inicial pode fazer a diferença entre a vida e a morte, especialmente se for feito corretamente”, destaca a coordenadora Wislaine Berbel Ripoli Carabolante.
O Projeto Samuzinho tem como objetivo ensinar crianças sobre como socorrer alguém em situações de risco enquanto a ambulância não chega. Além de promover conscientização sobre a importância de agir corretamente em emergências, o projeto também busca reforçar valores como cidadania, cuidado com o meio ambiente e solidariedade.
Outra meta é ajudar as crianças a se comunicarem adequadamente ao solicitar ajuda pelo serviço 192, destacando a relevância da educação nesse processo.
Desenvolvido pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEU), o Projeto Samuzinho é reconhecido pelo Ministério da Saúde e também capacita as equipes do Samu, promovendo uma formação completa para situações de emergência.
Serviço
Quando: 11 e 12 de outubro (sexta e sábado), das 10h às 18h
Onde: Novo Shopping (Av. Pres. Kennedy, 1500 – Ribeirânia)
Arquivo Revide