Sancionada Lei do Plano Municipal de Mobilidade Urbana
Foto: Guilherme Sircili

Sancionada Lei do Plano Municipal de Mobilidade Urbana

Vereador Marcos Papa critica demora da Prefeitura e cita melhorias que poderiam ser integradas

Na tarde de terça-feira, 4 de julho, o Prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), sancionou a Lei do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, o PlanMob/RP. Ela é complementar ao Plano Diretor do Município e será um instrumento importante para a Política Municipal de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto.


 

O PlanMob/RP tem por finalidade acompanhar o cumprimento das metas do plano de mobilidade de forma eficaz e menos custosa, além de fomentar o debate com a sociedade civil organizada. 


 

Para o Vereador Marcos Papa (Podemos), a Prefeitura demorou para aprovar o projeto, já que Nogueira inverteu a ordem do processo. "As obras de mobilidade estão sendo construídas sem um Plano de Mobilidade e sem a participação da população. Veja o que o comércio sofreu e ainda está sofrendo. Os projetos e obras entregues não preveem alargamento e arborização adequada das calçadas ou mesmo ciclovias interligadas. Em pleno 2023, gastando milhões, mas não prevê fiação subterrânea!", declarou o vereador que é presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal de Ribeirão Preto. 


 

Com o grande desafio de mudar o modal viário brasileiro, os prefeitos precisam intervir respeitando o funcionamento orgânico do município. "Primeiro você tem que mudar do modal individual, do carro ou da moto, para o modal coletivo. E o coletivo tem que estar interligado a outros modais. Isso é fundamental para a cidade", ressaltou o cientista político Luiz Rufino.


 

“O mundo todo escolheu eixos que são fundamentais: mobilidade para pessoas, transporte público coletivo de qualidade, mobilidade ambientalmente responsável, mobilidade Inteligente, eficiência logística, mobilidade metropolitana e o PlanMob está pautado nesses eixos”, afirmou o Prefeito.

 

Compartilhar: