Chuva muda rota da procissão, mas fiéis lotam Catedral

Chuva muda rota da procissão, mas fiéis lotam Catedral

No dia do padroeiro de Ribeirão Preto, o Arcebispo Dom Moacir destacou a convivência de São Sebastião, esperançoso com a imortalidade

Fiéis de Ribeirão Preto e região lotaram a Catedral Metropolitana de São Sebastião nesta quarta-feira, 20, para comemorar o dia do padroeiro da cidade, onde a Santa Missa das 17h3, foi presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva.

Para comemorar a data, foram realizadas três celebrações eucarísticas. As missas das 9h e das 12h foram presididas pelo padre Francisco Jaber, o padre Chico, e Dom Moacir encerrou a festa de São Sebastião, às 17h30, com a procissão.

Por causa da chuva, o trajeto da procissão precisou ser mudado. O fieis percorreram a Rua Visconde de Inhaúma com a Tibiriçá, no Centro de Ribeirão Preto.  

O Santo guerreiro, que conseguiu converter os pagãos ao Cristiano, é exemplo a ser seguido para as pessoas. Para a aposentada Marta Sacilotto, 53 anos, o dia de São Sebastião é comemorado de uma forma especial: ela e a família participam há mais de 30 anos da solenidade do santo.

“Venho celebrar São Sebastião desde a minha adolescência e fui aprendendo com meus pais que o santo é um exemplo, assim como a nossa fé”, diz.

Na ocasião, a aposentada estava acompanhada família e sua mãe, dona Maria Cely Sacilotto, 83 anos, não deixou de esconder a alegria de comemorar o dia do padroeiro de Ribeirão Preto.

“Todos os anos estou presente aqui na Catedral para festejar São Sebastião. Ele é um exemplo a ser seguido, por ser esse guerreiro que lutou e persistiu para viver ao lado de Cristo”, comenta.

Solenidade

Durante a homilia, Dom Moacir destacou aos fiéis a convivência de São Sebastião, que durante a sua vida mostrou esperança com imortalidade. Falou também que o testemunho do santo deve ser seguido. “Mesmo perdendo a sua vida na terra, ele tinha certeza que teria a vida eterna”, relatou.

Dom Moacir finalizou a homilia pedindo a intercessão do padroeiro de Ribeirão Preto, para que o santo proteja as pessoas das maldades e dos perigos.

Em entrevista ao Portal Revide, o arcebispo destacou que esta data é um momento de graça, pois o testemunho de São Sebastião é um convite aos cristãos para avaliarem o seu seguimento de Cristo. “Nosso destino é a eternidade feliz”, concluiu.


Fotos: Laura Scarpelini

Galeria de imagens

Compartilhar: