Secretário da Saúde de Ribeirão Preto espera parecer do TCE para abertura da UPA
Sandro Scarpelini cita relatório que questiona convênios para contratação de profissionais para Saúde

Secretário da Saúde de Ribeirão Preto espera parecer do TCE para abertura da UPA

Nessa sexta, moradores da Zona Oeste de Ribeirão cobraram inauguração de UPA

O secretário da Saúde de Ribeirão Preto, Sandro Scarpelini, afirmou que aguarda uma decisão do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) sobre a possibilidade de o município realizar convênios para que possam ser abertas as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Sumarezinho e da região Norte.

Nessa sexta-feira, 14, Scarpelini não quis definir datas para a abertura das duas unidades de saúde. “É muito difícil colocar prazos. A minha perspectiva é abrir o mais rápido possível”, declarou o secretário.

No entanto, ele espera um parecer do TCE-SP para realização de um convênio com a Universidade de São Paulo (USP) para contratação de profissionais para que realizem o atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. Isso porque, de acordo com ele, o TCE-SP tem questionado convênios entre municípios e a USP, já que existem casos em que esse tipo de parceria é considerada como terceirização dos serviços.

“Esse relatório do Tribunal de Contas trouxe muita preocupação não só com a formulação de um novo convenio da UPA Oeste [Sumarezinho], mas colocando em questão os convênios já existentes”, afirma Scarpelini.

O secretário afirma que o município não tem condições de contratar profissionais por meio de concursos. “O valor disso [contratação através de concurso público] ultrapassaria R$ 2 milhões ao mês, e isso ultrapassaria a nossa capacidade momentânea de contratação pela Lei de Responsabilidade Fiscal”, afirma Scarpelini.

Protesto

Na manhã dessa sexta-feira, 14, moradores do Sumarzinho, na Zona Oeste de Ribeirão Preto, realizaram uma manifestação cobrando a inauguração da UPA do bairro, que está pronta desde 2016, no entanto, permanece fechada, pois o município não conta com profissionais para atenderem no local.

Leia mais:
Moradores organizam protesto por abertura da UPA Oeste

 

 

 


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: