Segurança em condomínios

Segurança em condomínios

Especialistas dão dicas para moradores de condomínios residenciais

Matéria publicada na edição 1102 da revista Revide.

Durante a madrugada de sábado, 26 de fevereiro, o engenheiro Sérgio Ferreira Lima foi vítima de roubo seguido de morte dentro de sua residência, em um condomínio em Bonfim Paulista, distrito de Ribeirão Preto. Segundo boletim de ocorrência, a casa da vítima foi invadida por três indivíduos com a intenção de roubar pertences de valor, como dinheiro, joias e celulares.

Um dia antes desse crime, outro condomínio localizado na zona Leste da cidade também foi alvo de furtos, em que os bandidos conseguiram levar 11 bicicletas e 4 carros durante a madrugada. Só na primeira semana de dezembro do ano passado, mais de três condomínios também foram alvos de invasões e furtos.

Ações criminosas contra condomínios vêm acontecendo diariamente em Ribeirão Preto e região, deixando os moradores preocupados. “O que vem acontecendo nos últimos tempos, especialmente que combinou com o latrocínio recente de Bonfim e um outro caso de mão armada no Alphaville, são situações trágicas. Os moradores desses condomínios pagam para que tenham segurança e não para que tenham a sensação de segurança”, explica Ricardo Alves de Macedo, advogado criminalista e especialista em segurança pública.

Macedo analisa que a segurança dos condomínios precisa ser corrigida para o bem dos moradores. “A segurança tem que ser rigorosa. Hoje em dia, qualquer pessoa entra em um condomínio se tiver relação com algum morador, mas vai que esse morador está sendo obrigado a deixar uma pessoa de má índole entrar no local. Esses procedimentos de segurança precisam ser refeitos”, destaca o advogado.

O especialista em segurança pública destaca algumas dicas para proteção de moradores, como atenção e interação com o próximo: “Não terceirize a sua segurança. Cada um tem que se cuidar como uma comunhão de pessoas que dividem aquele espaço físico. A integração de todos os moradores, um cuidando do outro, como uma vizinhança solidaria é muito necessária”, conclui.

Para Márcia Mafra, mestre em administração com MBA em controladoria e finanças, e à frente da empresa Mafra Assessoria em Gestão e Condomínios, a segurança de um condomínio necessita de um apoio de todos que o contemplam. “Quando se fala em segurança em condomínios, tem que envolver toda a comunidade. Desde funcionários a condôminos é fundamental que sigam uma padronização dos processos estabelecidos para diminuir os riscos de segurança. Normalmente, os empreendimentos têm como apoio a segurança orgânica ou terceirizada especializada responsável em gerenciar os acessos e a segurança do perímetro. Esta, quanto terceirizada, é responsável em dar treinamentos a equipe e educar os condôminos junto ao síndico”, explica a empresária.

Márcia destaca que a tecnologia aprimorou os procedimentos que auxiliam os condomínios no quesito de segurança e de proteção ao local. “A tecnologia vem se tornando cada vez mais acessível aos condomínios, trazendo soluções que auxiliam e aumentam o potencial de gerenciamento de riscos. Hoje, os acessos com reconhecimento facial e câmeras analíticas (que reconhecem situações suspeitas e controle perimetral informando ao sistema se há alguém em voltas dos muros ou não) colaboram com a segurança nos pontos que o ser humano não tem condições de administrar. A tecnologia vem como complemento significativo para uma boa gestão em segurança. A segurança é responsabilidade de todos e a colaboração com o síndico é primordial para redução dos riscos”, finaliza. 


Foto: Revide

Compartilhar: